Pensando em investir em ações?

Quem ultimamente não está pensando em investir em ações? Passado o período da crise, em que todos tinham medo de investimentos em renda variável e o mercado acionário estava “andando de lado”, agora vemos um crescimento mais maduro e muitos já começam a pensar em aplicar seu dinheiro neste tipo de ativo que é conhecido por tornar muitas pessoas ricas.

Mas devemos tomar cuidado, pois da mesma forma que muitos ganharam dinheiro, muitos também perderam, pois o risco em investimentos em renda variável é sempre muito maior que aquele presente em renda fixa. Sendo assim, é sempre bom algumas dicas sobre como podemos proteger nossos investimentos e ganhar mais investindo em ações, não é mesmo?

Bem, então aqui vão algumas dicas…

Dica #1Crie o hábito de comprar boas ações e mantê-las. Negociação rápida pode acumular custos, taxas e impostos muito rapidamente. Traders que se dedicam a este tipo de comportamento também tendem a tentar flutuações de tempo em preços de mercado para capitalizar ganhos de curto prazo. Além de ser arriscado, isso significa investir em empresas que ainda não pesquisou, porque você provavelmente não terá tempo para fazer isso todos os dias.

Dica #2 – Não espere resultados excelentes muito cedo do mercado de ações. Se você acha que você vai fazer uma montanha de dinheiro imediatamente, você está enganado! A única maneira de fazer um retorno significativo do seu dinheiro em pouco tempo é para assumir a compra de uma ação muito arriscada. Enquanto que ainda não é garantido o sucesso, provavelmente você não vai acabar perdendo um pouco ou todo o seu dinheiro.

Dica #3 – É importante reavaliar continuamente a sua carteira e as decisões de investimento nos últimos meses. A razão para isto é que a economia está constantemente a mudar. Alguns setores vão começar a superar outros, e algumas empresas podem até mesmo tornarem-se obsoletas. Dependendo do ano, determinados instrumentos financeiros podem ser melhores investimentos do que outros. É, portanto, importante para manter o controle de sua carteira e fazer os ajustes necessários.

Dica #4 – Pense em suas ações na forma de juros em uma empresa que você possui e não apenas em itens simples e sem sentido para serem comercializados. Aproveite o tempo para analisar as demonstrações financeiras e avaliar os pontos fortes e fracos das empresas a fim de determinar o valor de suas ações. Isto irá permitir que você pense cuidadosamente se você deve adquirir certas ações ou não.

Dica #5 – Se você possui ações de uma empresa, faça a sua parte para saber o que está acontecendo com o seu investimento. Leia as demonstrações financeiras rotineiramente, identifique os pontos fortes da competição e exerça suas opções de voto, quando elas ocorrerem. Saiba quem faz parte do Conselho de Administração e não tenha medo de fazer-lhes perguntas. Agir como o proprietário (e você é proprietário de uma parte, já que possui ações dela) e monitorar a saúde do seu investimento em uma base regular é o segredo para evitar surpresas desagradáveis.

Dica #6 – Certifique-se de que seus filhos aprendam sobre finanças e investimentos, desde muito jovens. Quanto mais cedo que eles são ensinados sobre a responsabilidade financeira e o que pode ser alcançado com trabalho duro, melhor será para eles a longo prazo, à medida que envelhecem. Você pode até envolvê-los um pouco, conforme você aplica e resgata seus investimentos, explicando por que você está fazendo tais escolhas.

Dica #7 – Faça sua pesquisa. Antes de comprar quaisquer ações, investigue profundamente a empresa. Estude a sua história financeira e como os preços de suas ações têm se comportado nos últimos dez anos. Lucro e vendas devem ter aumentado no mínimo em 10% sobre o ano anterior e a dívida da empresa deve ser menor. Se você tem dificuldade em compreender as informações, fale com um consultor financeiro ou corretor com um bom histórico no investimento de ações.

Espero que com essas dicas você possa planejar-se melhor e saber quando e como investir seu dinheiro em ações. Aliás, conte-me: por que você está pensando em investir em ações? Já pensou em outras alternativas também? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print