Orientações Para Quem Deseja ser Agrônomo

Orientações Para Quem Deseja ser Agrônomo

Definição de Agronomia

A agronomia não é uma profissão conhecida pela grande maioria da população de brasileiros, que desejam escolher uma carreira profissional para ingressarem no mercado de trabalho. Na verdade a agronomia  é uma carreira muito ampla e que  envolve vários tipos de atividades que o profissional especialista nessa ciência pode vir a executar. Apesar de ser ainda muito pouco escolhida como uma profissão que permita ao indivíduo conseguir seu sustento através dela, ser agrônomo hoje em dia para muitos é sinônimo de ser bem sucedido na profissão e conseguir viver única e exclusivamente dela.

Qualidades Pessoais para se Tornar Agrônomo

Segundo os profissionais que já atuam como agrônomos há vários anos, um atributo de personalidade essencial para aqueles que desejam seguir a carreira na área de agronomia é gostar  muito da vida no campo. A agronomia tem uma gama muito grande de atuações dentro de tudo que possa se relacionar com o campo. Um exemplo claro que pode ser entendido é que o profissional formado nessa ciência pode atuar na área de suprimentos de qualquer indústria de produtos alimentícios.

Trabalho do  Profissional Agrônomo

As sugestões dadas pelos indivíduos que já exercem a profissão de agrônomo por muito tempo é a pessoa que está iniciando seus estudos ou seus trabalhos é investir no que eles chamam de agrobussiness que é uma forma de atuação completa que envolve tudo o que possa se relacionar com o campo. Nesse tipo de atuação o trabalho do agrônomo normalmente é realizado em conjunto com outros profissionais de outras áreas de atuação como por exemplo o médico veterinário. A tarefa do agrônomo é elaborar  um bom planejamento, feito com muita organização e fazer o acompanhamento do que pode ser cultivado em um determinado solo, como controlar e combater as possíveis pragas que possam vir a afetar esse solo; Fazer o controle da colheita do alimento depois cuidar do seu armazenamento e por último proceder com a distribuição da safra do que foi colhido.

Outra forma de atuação desse profissional é cuidar da reprodução dos animais, da forma como são alimentados, da manutenção de sua  saúde e do possível abate deles. Outra maneira de atuação do agrônomo seria como supervisor na realização de construções ou obras civis nas propriedades de origem rural,ou ainda atuar na industrialização de alimentos de procedência vegetal ou de origem animal. Quem pensa que a tecnologia não entra nessas tarefas está muito enganado. Atualmente costuma ser utilizado pelos agrônomos o computador que  os auxilia a fazer o controle e a calcular o estoque e armazenamento dos produtos. Para as pessoas que se interessaram por essa interessante profissão é só procurar as principais universidades do país e começar a estudar. Pelo que foi observado, devido a amplitude das áreas de atuação que o agrônomo pode trabalhar fica claro que se o individuo for um bom profissional, com certeza conseguirá um bom emprego, quem sabe nas grandes fazendas rurais.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print