O traje certo para uma dinâmica de grupo

O traje certo para uma dinâmica de grupo

Perdendo apenas para a elaboração de um currículo e as entrevistas de emprego, a dinâmica de grupo é o “terceiro terror” na vida de quem está disputando uma vaga em uma empresa e não sabe bem como se preparar para tal. O que os recrutadores observam? Como devo me portar? O que devo dizer?

Há vários pontos diferentes que o candidato deve observar e um deles é quanto às roupas que veste. Neste artigo, falaremos a respeito dos possíveis trajes a serem utilizados em uma dinâmica de grupo.

Os objetivos da dinâmica de grupo, na visão dos recrutadores

Uma dinâmica de grupo permite a interação entre várias pessoas, o que facilita, ao recrutador, poder observar características como personalidade e habilidades sociais. Pode-se então observar a capacidade de comunicação, liderança e empatia, por exemplo. Pode-se analisar também se a pessoa é boa ouvinte, se está apta a trabalhar em equipe e se apresenta um bom equilíbrio emocional.

Que traje devo vestir?

Uma forma bem simples e objetiva de escolher suas roupas é observando como os profissionais que atuam na mesma se vestem. Se tiver um amigo ou parente trabalhando na mesma, peça, algumas dicas, caso contrário, vale a pena passar em frente à mesma em um horário de chegada ou saída dos funcionários a fim de ter alguma noção quanto às vestes.

No caso de mulheres

Opte sempre por uma calça ou saia. No caso desta última, tome muito cuidado quanto ao comprimento da mesma – procure não usar saias muito curtas, pois podem criar uma imagem equivocada a seu respeito. Quanto à parte superior, uma camisa de manga. Em períodos frios, um blazer pode cair muito bem.
Lembre-se que não é somente sua roupa que passará uma imagem de si mesma, mas também seus cabelos, pele e unhas. Cuide bem de seus cabelos e das unhas, opte por uma maquiagem leve e escolha bem o perfume e acessórios a serem utilizados.
Você deve evitar
Roupas que possam criar um “ar provocante” devem ser evitadas a todo custo. Sendo assim, não use shorts curtos, bermudas ou decotes exagerados, do tipo que exibe grande parte do corpo ou mesmo parte da lingerie.
Além disso, evite usar sapatos com saltos muito altos, pois desequilibrar-se em um salto pode não passar uma imagem muito boa de si mesma.

No caso de homens

Há várias combinações possíveis, como uma calça e um blazer ou uma calça, colete e um blazer. O terno pode ser dispensado. Pode-se optar também por uma camisa social. Se desejar, pode usar uma gravata, desde que combine com o visual.
Você deve evitar
Homens devem evitar roupas excessivamente justas ou com aparência de muito usadas. Procure estar tão bem aparentado quanto for possível.
Procure não exagerar no uso do perfume, uma vez que isso pode incomodar algumas pessoas (algumas são até mesmo alérgicas ao cheiro de certas substâncias). Escolha bem o seu calçado e cuide também do cabelo e das unhas. Caso use brincos, no dia procure ir sem, e se possui tatuagens, use roupas que possam escondê-las. Em um momento futuro você terá a oportunidade de perguntar se há restrições quanto à tatuagem ou uso de brincos na empresa em questão.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print