O que você precisa saber sobre negócios em casa

Iniciar um negócio em casa pode ser muito divertido, mas também pode ser uma grande dor de cabeça se você não souber como começar.

O ponto forte da Internet aqui é que há muita informação valiosa na web que pode guiá-lo para saber como aprender os fundamentos para começar um negócio em sua casa. E esperamos que este artigo possa ser um dos seus muitos guias para o sucesso no home business!

Trata-se de somente uma boa ideia ou uma oportunidade de verdade?

Quando falamos de ter um negócio em nossa própria casa, esta deve ser a primeira pergunta que devemos nos fazer: estou diante de uma boa ideia, porém dificilmente lucrativa, ou esta é realmente uma grande oportunidade de negócio?

Há inúmeras boas ideias, algumas muito boas por sinal, porém muitas delas não poderão transformar-se em um bom negócio porque não são verdadeiras oportunidades.

Para saber se uma ideia é uma boa oportunidade, você deve refletir sobre as seguintes perguntas:

  • Minha ideia atende a uma necessidade ou desejo de algum público-alvo?
  • Posso estabelecer uma boa relação custo x benefício de forma a agradar o meu público e ainda assim trazer-me um bom retorno financeiro?
  • Meu público-alvo possui poder aquisitivo e interesse suficiente em meu produto ou serviço para justificar a sua implementação?
  • É possível conseguir recursos humanos, tecnológicos e financeiros suficientes para tornar minha ideia em um negócio de verdade?
  • Há demanda suficiente para justificar a implantação do negócio?

Se você respondeu positivamente a todas essas perguntas, então você pode estar diante de uma grande oportunidade de negócio!

Preparando o seu escritório

Já comentamos em várias oportunidades anteriores a importância de ter um escritório em sua casa (um home office) bem equipado e isolado do resto de sua casa, de forma que você possa concentrar-se e trabalhar em seus projetos.

Infelizmente, muitas pessoas não configuram corretamente seu escritório e depois ficam a reclamar, dizendo que não estão conseguindo uma boa produtividade ou não conseguem concentrar-se tanto quanto gostariam.

Não adianta economizar na hora de montar o seu escritório, é necessário fazê-lo de forma correta! Leia nosso artigo Preparando seu home office e tenha uma melhor ideia de como fazê-lo.

Elimine as distrações

Você pode ter o melhor e mais isolado home office do mundo, mas se a todo momento você abre a porta do mesmo para ir à sala assistir televisão ou conversar sobre algo com seus familiares, você estará auto-sabotando-se – e você será o principal prejudicado com isso!

Durante o seu horário de trabalho, não permita que outras pessoas o atrapalhem bem como evite sair do seu escritório – se possível, tenha uma garrafa d’água com você, assim não há a desculpa de sair para “beber um copo de água”.

Saiba quando e quanto aprender

Hoje em dia, há dois tipos de riscos quanto ao manuseio da informação que o pequeno empreendedor deve estar preparado: a deficiência de informação e a overdose de informação.

A deficiência de informação é caracterizada por momentos em que o não conhecimento de certas informações vitais para o seu empreendimento podem estar a prejudicá-lo. Geralmente isso ocorre devido à constante mudança no mercado e cenário econômico, que nos obriga a estar constantemente aprendendo – então, quem não se preocupa em aprender sempre mais, acaba por expor-se a tal risco.

Já a overdose de informação ocorre quando estamos recebendo um volume tão grande de informações que acabamos por nos prejudicar, não conseguindo executar todas as nossas tarefas. Um exemplo disso pode ser alguém que lê inúmeros websites sobre investimentos e, por isso, acaba por pouco escrever em seu próprio blog ou website sobre investimentos. Ou então alguém que coleta um grande volume de informações estatísticas diariamente para melhor gerir o seu negócio e, como consequência, pouco tempo acaba tendo para executar as ações realmente operacionais.

E um caso mais grave ainda é quando acontece ambos, isto é, o empreendedor sofre de deficiência de informação apesar de receber uma overdose diariamente – isso acontece quando a pessoa está a ler muita informação diariamente que na verdade é desnecessária. Quer ver um exemplo? É importante compreender e saber pôr em prática a parte de SEO em seus negócios online, porém se você ficar somente a ler sobre as diversas teorias de SEO (muitas não comprovadas) e a analisar todos os produtos e subprodutos oferecidos, você pode acabar não focando naquilo que realmente interessa em seu negócio, que pode se tratar de informações específicas sobre um determinado produto eletrônico.

Usando a Internet

Como comentamos anteriormente, precisamos estar sempre aprendendo. A Internet pode então ajudar-nos nesse processo de educação contínua, oferecendo-nos um espaço onde podemos encontrar muitas informações e outras pessoas para discutir sobre um determinado assunto.

Volto a salientar aqui o cuidado para evitar a overdose de informação. Sendo assim, esteja sempre se perguntando se aquela informação que você está buscando ou adquirindo é realmente uma informação relevante ou se está somente a desperdiçar o seu tempo!

Seja dedicado – mantenha uma rotina de trabalho!

Se você deseja trabalhar cerca de 30 horas semanais, elabore então um horário de trabalho semanal que satisfaça as 30 horas semanais e não deixe que a sua vida extra-profissional atrapalhe sua vida profissional e vice-versa.

Quando você passa a ter uma rotina de trabalho, fica muito mais fácil para que toda a sua família saiba quando pode e quando não pode contar com a sua presença. Além disso, você consegue manter-se muito mais produtivo.

Enfim…

Por mais divertido que possa parecer ficar em casa e não precisar sair para trabalhar, trabalhar em casa continua sendo trabalho e se você deseja que seu negócio em casa tenha bons resultados, você precisa tratar isso da forma mais séria possível. Só assim poderá tornar-se um verdadeiro sucesso!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print