O que os pais devem ensinar aos seus filhos sobre dinheiro

Muitos pais hoje em dia não sabem o quanto custa realmente o dinheiro e acostumam seus filhos com mesadas, não sabendo eles que isso não é certo para o desenvolvimento da criança quanto ao real valor do dinheiro. A maioria dos pais não estimula a criança a realizar planos para aquele dinheiro ou realizar alguma forma de investimento.

Não importa a classe social em que a criança se encontra, o significado do dinheiro deveria ser o mesmo para todas elas e ensinado de forma similar, infelizmente nem as famílias nem as escolas têm conseguido desempenhar tal papel. Em alguns poucos casos, é a necessidade de mudar a situação financeira que começa a moldar os conhecimentos do jovem, em vez de haver uma correta preparação que o ajudaria a evitar muitos “tombos financeiros” e “estar no vermelho”.

Agora, algumas dicas do que os pais devem ensinar os filhos sobre o dinheiro:

Seja o exemplo

Muitos filhos de espelham na família ou amigos próximos. Sendo assim, é importante que os filhos possam ter os pais como modelos de sucesso de como portar-se quanto ao assunto dinheiro. Pais que gastam demais não deveriam surpreender-se por ver seus filhos gastarem igualmente – corrija-se e eles poderão corrigir-se ao ver como os resultados podem ser melhores.

Além disso, você pode participar da educação financeira de seu filho ajudando-o a compreender porque poupar dinheiro pode ser interessante.

Criar situações

É possível criar situações em que a compreensão acerca do dinheiro que a criança possui possa ser testada. Pode ser no próprio cotidiano da família ou em um jogo, onde a criança possa compreender o quanto pode significar gastar ou economizar algum dinheiro para benefício futuro.

É importante mostrar que, quando mal empregado, pode-se gastar em segundos o dinheiro que levou muito tempo para economizar ou ganhar trabalhando.

Dê uma mesada como instrumento de educação

Incentive o seu filho a empregar sua mesada de forma consciente, separando a parte que pode gastar daquela que irá para o “cofrinho”, para que ela comece a economizar.

Estabeleça limites para gastos

Há diversos momentos em nossas vidas onde podemos mostrar aos nossos filhos como limitar gastos, por exemplo, quando vamos ao mercado realizar as compras mensais, podemos optar por produtos mais baratos e explicar a eles os motivos daquela escolha.

Pode-se também discutir com ele um limite para os gastos com a mesada a fim de que o restante possa ser economizado para um determinado fim (uma viagem, aquisição de um brinquedo novo, etc).

Eduque de forma divertida

Há também jogos educativos sobre o dinheiro e como usá-lo que podem fazer as tardes em família não somente mais divertidas como também educativas quanto às finanças pessoais e outros assuntos. Use tais ferramentas ao seu favor!

E você, amigo leitor, o que acha que os pais devem ensinar aos seus filhos sobre dinheiro?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print