O que é empreendedorismo?

O que é empreendedorismo?

Quantas pessoas hoje em dia não sonham em ter o seu próprio negócio, em empreender algo até mesmo inovador, capaz de trazer benefícios socio-econômicos a todos? Sim, este é o sonho de muitos, mas é preciso que se saiba o que significa realmente empreendedorismo a fim de saber se você está pronto para essa jornada, não é mesmo?

Empreendedorismo, sob a ótica de muitos pesquisadores e gestores de negócios, trata-de de um processo de inovar, criar algo novo e que apresente valor para a sociedade, dedicando assim tempo e esforços necessários e assumindo os riscos financeiros envolvidos. Desta forma, empreender não é exatamente “criar uma empresa”, como muitos pensam, e sim desenvolver um empreendimento inovador, capaz de agregar valor para a sociedade na qual está inserido.

A própria definição já nos aponta também a importância de assumir riscos. Há diversos tipos de riscos envolvidos no processo de empreender e não somente os riscos financeiros. Podemos ter riscos psicológicos e sociais também. Mas vale lembrar também que caberá ao empreendedor as recompensas econômicas e morais advindas de seu empreendimento, afinal de contas, ele assumiu os riscos e esteve o tempo todo comprometido com o negócio.

Já falamos anteriormente sobre o empreendedorismo no Brasil, que como comentamos ainda é bastante tímido quando comparado a tal prática em outros países. Provavelmente devido à falta de cultura, mas com certeza não por falta de bons casos de sucesso – que, aliás, há muitos no Brasil, reconhecidos mundialmente!

Comentamos também sobre empreendedorismo na Era Digital, onde possuímos diversas vantagens e ameaças decorrentes deste mundo completamente digital e globalizado. Hoje, você não concorre somente com as empresas de sua cidade, e sim de todo o país – em alguns casos, de todo o mundo. Entretanto, isso significa que você também pode expandir seus mercados-alvo para inúmeros outros lugares. E é esse meio que um empreendedor iniciante encontrará quando iniciando uma start-up. Sim, as coisas podem não ser fáceis, mas podem ser bastante interessantes.

Mas afinal de contas, que é o empreendedor, figura central do empreendedorismo? Basta ter uma ideia e dinheiro para ser um empreendedor? Provavelmente não. Um empreendedor deve ater-se não a ideias, mas a oportunidades, isto é, ideias que atendem a uma demanda e cujo retorno financeiro é favorável. Deve ser persistente e saber correr riscos, mas não quaisquer tipos de riscos: riscos calculados, isto é, que ele previamente averiguou, estudou o impacto e o que pode ser feito a fim de minimizar ou contornar tais riscos. E deve saber buscar informações e estabelecer metas, essenciais para determinar se o empreendimento está no rumo certo ou não.

Então, se você possui tal perfil e encontrou uma boa oportunidade, pode ser esta uma boa hora para exercitar seu lado empreendedor, tirando então o empreendedorismo “do papel” e pondo o mesmo em prática.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print