O cofrinho é uma boa opção

Não faz muito tempo, falamos aqui a respeito da importância da educação financeira infantil, isto é, da importância de ensinarmos aos nossos jovens conceitos introdutórios sobre dinheiro e finanças pessoais e mencionamos aqui o uso do cofrinho como uma ferramenta pedagógica para esse intuito.

Talvez alguns aqui tenham pensado ser um exagero falar em educar nossas crianças a lidar com o dinheiro, ou mesmo se perguntado se o cofrinho é mesmo uma boa opção.

Bem, para começo de conversa, precisamos lembrar que a criança desenvolve sua personalidade e hábitos comportamentais nos primeiros sete anos de vida, desta forma, desenvolver hábitos saudáveis quanto ao uso do dinheiro até os sete anos de idade é uma forma de reforça a possibilidade de que aquela criança cresça e se torne um adulto com uma melhor educação financeira.

Já quanto ao uso do cofrinho, o mesmo pode ser encarado como uma ferramenta para o desenvolvimento do hábito e disciplina de poupar. Pode-se dar um cofrinho ao seu filho desde cedo (o meu filho tem um desde um ano de idade e começou a depositar as moedinhas lá antes de completar dois anos!). É claro que os ensinamentos sobre o uso do cofrinho devem ser de acordo com a sua faixa etária. Para o meu filho, por exemplo, isso é mais como um jogo, uma diversão para ele, ao entender que guardar as suas moedinhas em seu “porquinho” (na verdade, é uma “vaquinha”) é algo legal para se fazer.

Conforme a criança cresce, deve-se ajudá-la a estipular metas para o uso do dinheiro do cofrinho bem como a determinar prazos em que o mesmo poderá ser aberto e seu dinheiro utilizado na meta desejada. Deve-se evitar abrir o cofrinho antes do prazo, a fim de ensinar à criança a importância de seguir planejamentos.

O cofrinho só deve ser aberto na presença das crianças e elas devem ser responsáveis pela contagem do dinheiro, a fim de perceberem quanto conseguiram economizar para seu benefício próprio.

E estas são somente algumas das várias razões para se utilizar um cofrinho como instrumento na educação de seu filho! E você, amigo leitor, gostaria de comentar algo sobre por que o cofrinho é uma boa opção?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print