Novo Ano, Nova Economia, Novo Cidadão

O ano está realmente terminando e eu não poderia deixar de escrever agora, faltando quatro horas (nas cidades fora do horário de verão), mais um artigo sobre o mundo em que vivemos hoje e o que podemos fazer para acompanhá-lo, não somente em termos econômicos, mas também como bons cidadãos e pessoas com uma formação tão exemplar que somos capazes de inspirar o surgimento de novos líderes e sábios, não concorda? 😉

Para tal tarefa, lembrei-me de ter escrito, há algum tempo atrás, um position paper sobre “Novo Milênio, Nova Economia, Novo Cidadão”, uma palestra ministrada por Waldez Luiz Ludwig.

O palestrante Waldez Luiz Ludwig parte de uma análise comparativa dos diversos aspectos sociais, econômicos e industriais que vêm sofrendo mudanças desde o período anterior à globalização, tentando desta forma traçar o perfil do profissional de sucesso, não só nos dias atuais, mas também no “amanhã”.

Ludwig expõe a necessidade de constante adaptação do mercado e da sociedade às necessidades do ser humano. Esta necessidade pode ser explicada pela evolução de cada pessoa como ser que busca ser atendido da forma desejada.

Como conseqüência, o desenvolvimento de uma marca forte leva em consideração não somente o preço, mas a qualidade do serviço/produto bem como do tratamento oferecido ao consumidor. E quando falamos de marca, não falamos somente das empresas, mas também a imagem que cada profissional passa. Sim, estamos em uma era em que o “personal branding” é muito importante.

Sim, essas já são teorias bastante difundidas, infelizmente a base necessária para a boa execução das mesmas ainda se encontra bastante fraca. E como sempre, a base para o progresso é a tão necessária reforma na educação e na formação do novo profissional, abandonando o papel de pura “força burra” de trabalho e passando para o que denominamos “mão-de-obra criativa“, capaz de gerir-se e, assim sendo, melhor atender as necessidades das novas organizações.

Diversas características são esperadas do novo cidadão, preparado para encarar a nova economia mundial (basta lembrar que estamos passando por uma grande crise, mas somente pessoas que desenvolvem as características certas enxergam nela oportunidades e não dificuldades) e ciente do seu lugar por direito. Entretanto, duas que geralmente ficam subentendidas e por isso alguém pode não perceber são: dinamismo e motivação.

Você precisa desenvolver uma capacidade de ser dinâmico ao extremo, capaz de adaptar-se à nova situação, capaz de analisar, compreender e tomar decisões mesmo em períodos de crise e capaz de levar à transformação também outras pessoas que convivem com ele, sempre em busca de um maior aperfeiçoamento.

Além disso, motivação é essencial. Estamos falando de enfrentar dificuldades, sair de sua “zona de conforto” e alcançar novos objetivos e isso não é fácil se não estiver bastante motivado. Mesmo quando estou com problemas ou estressado, mesmo assim eu busco motivação suficiente para executar todas as minhas atividades.

Sua motivação pode ser sua meta realizada ou o bem-estar que você pode alcançar por meio da remuneração que você obterá. No meu caso, gosto do desafio de conseguir ser sempre melhor do que sou hoje, bem como do bem-estar que posso oferecer à minha família por meio do meu trabalho. E você, qual a sua atual motivação?

Fica então registrado que não há um fim para o antigo modelo de vida social e profissional, mas sim um processo de transformação a fim de promover a adaptação. Como citara Ludwig: não precisa fazer o que não gosta, mas tem que gostar do que faz. Eu prefiro a máxima: posso não fazer aquilo que amo, mas amo aquilo que faço.

Bem, agora sim, prometo que só vão ler algum novo artigo meu por aqui ano que vem, ok? Abraço a todos, que 2009 seja um super ano para todos e até breve!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print