Mercado de trabalho ou negócio próprio?

Não importa se você está começando sua vida profissional agora ou se “o trem já está andando” para você, em algum momento de nossas vidas começamos a nos perguntar qual seria a melhor alternativa, se ter um emprego no mercado de trabalho ou um negócio próprio.

Essa dúvida é bastante pertinente, mas tenha em mente que não há uma resposta objetiva para todos: cada uma dessas opções apresentam vantagens e desvantagens que, de acordo com o perfil do indivíduo, poderá ser uma escolha melhor ou não.

Além disso, elas não são exclusivas, isto é, você não é obrigado a atender somente uma delas. Você pode ter um emprego e, mesmo assim, ter o seu próprio negócio – uma alternativa que está sendo bastante visada por muitas pessoas atualmente.

Quando você consegue um emprego no mercado de trabalho, você passa a ter certos benefícios, como um salário definido a ser recebido mensalmente, auxílios para alimentação, transporte e saúde e certas garantias para o caso de ser demitido sem justa causa. Por outro lado, o crescimento do seu salário – e às vezes o seu próprio crescimento dentro da empresa – poderá não ter a mesma desenvoltura que teria em um negócio próprio bem sucedido.

Quando você opta por seu próprio negócio, por outro lado, você também tem certas vantagens, como ser o seu próprio chefe e ter a possibilidade de lucrar mais conforme seu empreendimento cresce. Por outro lado, você não terá um salário bem definido e estará abrindo mão de todos aqueles benefícios que um emprego lhe oferece.

Se você possui um espírito empreendedor e se vê dominado por uma ideia genial para um empreendimento que será um sucesso, é fácil perceber que ter o seu próprio negócio será uma opção bastante válida para você, mas vale lembrar que para o seu negócio saia do papel e torne-se realidade você precisará ter dinheiro suficiente para arcar com infra-estrutura, material e outras coisas. E isso pode não ser muito barato, dependendo de qual é a sua ideia.

Uma nova combinação que algumas pessoas estão empregando então é ter um emprego e desenvolver um negócio próprio em seu tempo livre, geralmente em sua própria casa. Essa combinação pode ajudar a reduzir os riscos que há em ter o seu próprio negócio na medida em que pode ser um caminho para alcançar novos horizontes em sua vida.

E então, em que você está pensando, amigo leitor? Mercado de trabalho ou negócio próprio? Vamos lá, comente conosco!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print