Mantendo a calma no ambiente de trabalho

Atualmente em virtude da correria da maioria das pessoas na procura de um novo emprego ou na manutenção de um cargo que já ocupam em uma empresa, muitas vezes elas podem se sentir estressadas antes mesmo delas começarem a exercer a nova função. Nesses casos é necessário manter a calma no ambiente de trabalho para que ela possa evitar possíveis conflitos interpessoais. Mas como será que isso é possível? É o que analisaremos nesse artigo.

Saber priorizar as tarefas é fundamental

Muitos profissionais, às vezes se sentem sobrecarregados de trabalho que são dados pela chefia, e com isso acabam perdendo a paciência por pequenas coisas que poderiam ser contornadas de outra uma forma mais simples e sem conflitos. Uma atitude fundamental para quem deseja manter-se calmo na empresa em que trabalha é tentar priorizar suas tarefas diárias. Por exemplo, no momento em que estiver desempenhando alguma função é necessário concentração e atitudes como atender celulares ou então responder e-mails pode fazer com que o funcionário perca tempo e demore a terminar sua tarefa, causando com isso uma sensação de estresse, principalmente se o trabalho for desenvolvido sob pressão emocional.

Aprender a controlar impulsos

Em muitas situações profissionais as pessoas acabam agindo muito mais por impulso, do que pela razão. Em virtude disso, uma sugestão fundamental para aquelas pessoas que querem se manter equilibradas maior tempo possível em seus locais de trabalho é aprender a fazer um rígido controle de determinados comportamentos regidos por um impulso que possa fazê-los vir a se arrependerem depois. Por isso ter controle sobre si próprio é fundamental para ter um local de trabalho tranquilo e com condições de exercer o trabalho sem muitos conflitos.

Está difícil manter a calma no ambiente de trabalho?

Tentar impor opiniões sem gerar conflitos

Talvez esse seja o comportamento mais complicado dentro de uma grande organização empresarial. É muito difícil para a maioria das pessoas ouvir críticas sobre seu trabalho e encará-las como uma forma de reformular o que vem sendo feito. Por isso, quando um profissional decide dar uma sugestão que for totalmente contrária à de algum colega profissional deve tentar ser muito sutil para não parecer uma crítica, e desse modo não iniciar um possível conflito.

Em casos de chefias o problema é ainda maior, pois a grande maioria dos líderes de equipes profissionais não se sentem bem quando são surpreendidos por alguma observação pertinente de algum funcionário subalterno, principalmente se ele teve uma ideia muito melhor do que a sua. No entanto, para crescer em qualquer ambiente empresarial, o profissional tem que tentar mostrar suas ideias e seus novos projetos, em virtude disso mesmo que esses ideais não sejam comuns aos dos seus colegas ou gerência, deve assim mesmo expô-los da melhor maneira possível, mas com muita sutileza para que não provoque nenhum tipo de problema no local de trabalho que possa vir a se tornar um conflito.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print