Liderança e Motivação

Saber liderar uma equipe dentro de um ambiente corporativo não é tão fácil quanto parece. Existem muitos fatores envolvidos nesse processo tão complexo, pois envolve relacionamentos interpessoais dentro da empresa. No caso da motivação, talvez seja ainda mais difícil, pois para um profissional ficar motivado é necessária uma variedade de aspectos que envolvem desde a faixa salarial que recebe pelo trabalho desenvolvido, até suas relações com os colegas de trabalho e principalmente com é seu relacionamento com a sua chefia.

Pensando nisso vários profissionais especializados na área de emoções humanos dentro das organizações empresariais, em especial os psicólogos, que vêm cada vez mais investindo em treinamentos sobre liderança e motivação para que possam conseguir transformar um funcionário às vezes apático e sem interesse pelo trabalho em uma pessoa motivada dentro da instituição empresarial, comum líder que o estimule, e que seja competente dentro de suas funções.

Conceito de Liderança

A liderança pode ser de vários tipos dentro das organizações empresariais: A liderança autocrática se caracteriza pela mera execução das ações por um subordinado sob o comando de seu líder que está preocupado somente com as demandas da empresa em que trabalha. Já na liderança democrática apesardo líderconduzir seus subordinados em suas tarefas dentro da organizaçãoempresarial, ele ouve as sugestões de seus funcionários e em alguns casos até as solicita. Além disso, ele sempre está pronto a estimular seus funcionários, os incentivandona realização de suas tarefas ou então elogiando quando um trabalho foi bem executado. Esse tipo de liderança é a que mais motiva os profissionais, pois faz com quem eles se sintam úteis à corporação a que pertencem.

Conceito de Motivação

A motivação dentro de um ambiente corporativo pode ser entendida como a vontade de realizar uma tarefa laborativa de maneira eficiente e que traga benefícios à empresa não só para o funcionário, como para todos seus colegas de trabalhoe sua chefia. Quando o profissional está motivado a desempenhar seu trabalho de maneirasatisfatória, os benefícios surgem em curto prazo como, por exemplo, oseudesenvolvimento profissional e o aumento da lucratividade da empresa. Existem muitos fatores que podem contribuir para a motivação do profissional dentro de uma instituição empresarial: uma remuneração condizente com o cargo que ocupa e com suas habilidades na execução do trabalho, é um dos principais agentes motivadores dos funcionários de uma maneira geral. Porém outros fatores como, por exemplo, ser ouvido pelo líder da equipe, darsugestões e participar ativamente de algumas decisões importantes para a empresa também servem como fatores motivadores para os indivíduos dentro do ambiente profissional.

Considerações finais

Existe uma relação muito significativa entre a motivação de um profissional dentro de seu ambiente corporativo, e o tipo de liderança a qual ele está subordinado. Quando uma liderança é democrática e atua incentivando seus subordinados a opinarem sobre alguns assuntos pertinentes ao bom desenvolvimento desuas tarefas laborativas, existe como consequência direta um funcionário motivado a exercer o trabalho a ele confiado da melhor maneira possível. Esse tipo de relação se baseia na reciprocidade onde um ouve a opinião do outro, e principalmente há um sentimento de equipe na qual a coesão é de extrema importância para o desenvolvimento pessoal e profissional dentro do ambiente corporativo.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print