Iniciando seu próprio negócio em casa?

Ainda me lembro como se fosse ontem (e não, não foi ontem, foi em 2007!), quando iniciei meu próprio negócio em casa, um curso online de Game Design. Mais tarde, já em 2008, iniciei meus primeiros blogs, agora visando ter um retorno financeiro fazendo uma das coisas que mais gosto de fazer: escrever. Hoje, cinco anos depois em relação à minha primeira empreitada, muita coisa tenho aprendido sobre ter um negócio em casa e espero que minha experiência possa, de certa forma, ajudá-lo.

Então, se você está iniciando seu próprio negócio em casa, espero que aceite o meu conselho e leia tanto quanto puder aqui, em nosso blog, pois esta pode ser uma forma de melhor prepará-lo. E para tornar mais fácil a leitura, vou dividir este artigo em lições, ok? E aqui vai a primeira.

Lição #1 – Ignore os “pessimistas”

É incrível que, quando queremos fazer algo diferente, “não seguir a manada”, em vez de palavras de incentivo, nós escutamos todo tipo de crítica e pensamento negativo, coisas como: “você só vai jogar seu tempo e dinheiro fora” ou “isso não vai funcionar”. A primeira coisa que você precisa entender, então, é que todas as grandes pessoas que conquistaram grandes coisas também ouviram tais afirmações, você não é o único!

Então, mesmo que outros estejam a reprová-lo, isso não quer dizer que seu negócio será um fracasso (mais tarde falaremos como garantir o sucesso de sua empreitada). Thomas Edson foi desencorajado sobre continuar tentando descobrir a lâmpada (e após 1.500 ou 2.000 tentativas, ele conseguiu!). Claro, é importante lembrar que todo caminho que desejemos seguir, principalmente quando é um caminho desconhecido, apresentará muitos obstáculos, mas a vida é assim, cheia de desafios!

Lição #2 – Seja realista

Se por um lado não devemos dar ouvidos aos pessimistas, por outro também não devemos ser totalmente otimistas – quanto maior o investimento necessário em uma empreitada, maiores devem ser nossos cuidados tal que nossos objetivos sejam realistas a fim de alcançá-los.

Um exemplo: um dos meus leitores, no Clube do Dinheiro, pediu-me para avaliar uma nova oportunidade de ganhar dinheiro na Internet que muitos estão comentando agora. Fiz então alguma pesquisa sobre o tal negócio, a começar pelo website oficial dele, a fim de saber exatamente como funciona. Segundo eles, você pode ganhar dinheiro de forma bem fácil e tudo o que você precisa é realizar um investimento inicial (e anual!) de “somente” R$ 600,00. Bem, analisando o que era oferecido, a forma como o dinheiro entraria e tudo mais, percebi que aquela proposta é muito inviável a longo prazo! Ainda não escrevi o tal artigo com meu parecer final (espero fazê-lo no máximo amanhã ou depois), mas a verdade é que aquela não me parece ser em nada uma proposta realista!

Em minha opinião, uma proposta realista só é conseguida mediante um plano de negócios ou pelo menos um plano de ação bem detalhado, com números e dados apontando qual o tipo de negócio, quanto dinheiro se pode conseguir realmente, qual a concorrência e quais as estratégias para superar a concorrência e faturar realmente a sua fatia. E aquela empresa não oferecia nada disso!

Lição #3 – Tenha um home office!

Já falei várias vezes aqui o quanto é importante ter um home office bem organizado, então hoje não vou perder muito tempo com isso, mas quero garantir que você não esquecerá: se você quer trabalhar em casa, então você precisa ter um escritório em casa!

Lição #4 – Organize seu tempo e seja produtivo

Já vi muitas pessoas reclamarem que passam o dia inteiro em seus home offices mas, no final do dia, a conta ainda está “no zero”. Geralmente lhes pergunto o que elas fizeram ao longo desse dia inteiro e, após reduzir o tempo verificando os 300 e-mails de corrente dos amigos, atualizar cinco ou seis vezes seu perfil no Facebook e outras “tarefas” totalmente desnecessárias, percebe-se que no pouco tempo de expediente que lhe restaram estiveram a realizar tarefas que nunca lhes trouxeram retorno algum! Bem, por que continuar repetindo algo que não lhe traz retorno financeiro?

Um exemplo pessoal: eu tenho uma conta Squidoo, onde já publiquei algumas páginas, mas percebi que o meu retorno financeiro lá é menor do que em outras oportunidades. O que fiz? Reduzi bastante o tempo que dedico lá, claro!

Use seu tempo de forma realmente produtiva e seja sempre organizado a fim de não desperdiçar tempo, seja procurando um documento, seja procurando um contato profissional.

Lição #5 – Procure fazer algo que goste

Se você gosta de escrever, procure oportunidades que privilegiem isso, mas se você gosta de vender coisas, então procure oportunidades que lhe permitam exercer tais qualidades! Há muitas oportunidades na Internet, você só precisa procurá-las.

Claro, tenha também um pouco de paciência, pois às vezes você pode precisar esperar algum tempo até que a oportunidade realmente se concretize.

Lição #6 – Ame e aprenda o máximo possível sobre o que você faz

Conheci pessoas que iniciaram blogs interessados em ganhar algum dinheiro, mas não gostavam muito do que faziam. Se você não está disposto a dedicar-se ao que você faz, é pouco provável que você vá alcançar seus objetivos.

“Posso não fazer tudo o que amo, mas amo tudo o que faço”. Não me lembro quem disse isso, mas com certeza essa afirmação é muito verdadeira, principalmente quando se trata de um negócio, pois se você não estiver disposto a estar sempre aperfeiçoando-se, a sua concorrência o superará.

Lição #7 – Comece um negócio em casa, mas não abandone seu emprego!

E por fim, uma dica bem interessante: não pense que porque começou um negócio em casa hoje poderá amanhã mesmo já abandonar o seu emprego, pois estará a faturar muito em seu negócio. Não, as coisas podem ser bem mais demoradas do que você pensa.

Se você dedicar-se 100% (pelo menos 40 horas semanais), após uns 6 a 12 meses seu negócio poderá atingir um nível bastante maduro e satisfatório. Mas se você somente pode dedicar metade do tempo, é provável que demore mais, pelo menos uns 12 a 18 meses. Mas não faz mal, não comece seu negócio hoje já pensando em substituir totalmente a sua fonte de renda, encare-o como um complemento, um “dinheiro a mais” que vai permitir-lhe realizar mais rapidamente os seus sonhos!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print