Gerindo um negócio sem sair de casa

Então você finalmente tomou sua decisão: preparou um plano de ação, mobiliou seu home office, fez alguns contatos com clientes em potencial e está pronto para começar o seu negócio. É bem provável que, nas primeiras semanas, enquanto ainda há poucas solicitações de seus serviços, você consiga gerir bem o seu negócio, mas conforme as solicitações forem aparecendo e você precisar intensificar suas campanhas de marketing pessoal, você começará a sentir dificuldades de controlar tudo.

Gerir um negócio em casa não é algo do outro mundo, mas exige disciplina e conhecimento. Estar gerindo um negócio sem sair de casa com sucesso depende principalmente das ferramentas que você utiliza – há quem consiga a proeza de gerenciar tudo utilizando-se de tão somente uma agenda e uma caneta (e até admiro essas pessoas!), mas controlar finanças, pedidos e ações de marketing usando somente “papel e lápis” pode ser algo realmente doloroso. Por sorte, há muitas ferramentas que você pode utilizar na gestão de seu negócio.

Os pacotes de office (editor de texto + planilha eletrônica + editor de apresentações) são ótimas ferramentas que praticamente todo negócio precisa, seja para a parte de gestão financeira (uma boa planilha financeira pode ajudá-lo a controlar entradas e saídas) seja para as atividades de marketing (quando precisamos, por exemplo, elaborar vídeos ou apresentações sobre nossos produtos ou serviços). Se desejar, pode adquirir o pacote Microsoft Office, mas há também opções gratuitas, como o BR Office e o Google Docs.

Há também ferramentas para o gerenciamento de tarefas e projetos. Eu sempre estou a testar novas ferramentas possam ajudar-me a controlar a forma como gasto meu tempo em meu negócio, afinal de contas, tempo desperdiçado é tempo jogado fora. Uma opção gratuita que encontrei há pouco (mas ainda não testada por mim!) é o Personal Task Manager. Recebi boas indicações e li a página do site que apresenta esta como uma ferramenta promissora para a tarefa de gestão de tempo e produtividade.

E como já comentamos anteriormente, você precisa do conhecimento, isto é, saber como realmente gerir seu negócio. A boa gestão de um negócio requer conhecimentos não somente em administração, mas também em marketing e logística. Dedique algum tempo semanalmente para seu aprendizado, pois é impossível gerir bem um negócio quando não se sabe como proceder corretamente.

Agora é com você: por mais que eu escreva aqui sobre como proceder para alcançar o sucesso em seu negócio, você é quem precisa efetuar realmente esses passos! Então, boa sorte trabalhando em casa!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print