Ganhar dinheiro com blogs – é possível?

Ganhar dinheiro com blogs? Isso é mesmo possível???

Se você prestar atenção, encontrará inúmeras formas de ganhar dinheiro na Internet: sistemas paid to surf, investimentos forex, internet marketing e (como o nome deste artigo sugere) por meio de blogs. Mas espere aí, é mesmo possível ganhar dinheiro com blogs???

Sim, é possível. Entretanto o fato de ser possível não quer dizer que você irá ficar rico da noite para o dia ou ganhar dinheiro sem esforço algum, erro que algumas pessoas cometem ao começar nesta área!

Como em qualquer outro tipo de negócio ou emprego, você precisará investir tempo e dinheiro de forma séria e disciplinada. Digo isso porque vejo muitas pessoas começando um blog e, logo depois, acabam por desistir do mesmo porque o mesmo demora a conseguir ganhar dinheiro.

Quanto dinheiro eu posso ganhar? Quando eu começarei a ganhar?

A quantidade de dinheiro bem como quando começará a ganhar dependerá de seu plano de negócios, do modelo de negócio adotado, quanto tempo você dedica a isso, quanto dinheiro você investiu (você pode investir dinheiro na divulgação, por exemplo, ou fazer isso você mesmo, economizando verba mas investindo tempo) e outras coisas.

No geral, acredito que hoje você gastaria inicialmente de cerca de R$ 100,00 a R$ 500,00 na aquisição de um domínio e pagamento da hospedagem por um período de um a três anos (há opções completamente gratuitas, mas segundo alguns testes meus e experiência de outros bloggers, é melhor que você já comece “do jeito certo”, criando sua marca e “fazendo tudo seu”). Após isso, virá o período de configuração do(s) blog(s), elaboração do conteúdo, divulgação e busca por meios de rentabilização.

Conselho de alguns bloggers mais experientes: se você quer realmente começar certo isso, dedique o máximo de si ao projeto durante seis meses, trabalhando 40 horas ou mais por semana nesse período, aprendendo o máximo que pode sobre blogging, SEO, marketing, programas de afiliados, elaboração de artigos pagos e vendas de publicidades. E não espere ganhar nada nesses seis meses!

Após isso, seu negócio deve estar razoavelmente encaminhado, os mecanismos de busca terão indexado e rankeado a maior parte do conteúdo e o mesmo estará pronto para começar a ganhar dinheiro.

Quanto ganhará? Depende do nicho de atuação, quantidade de conteúdo, quão bem posicionadas suas páginas estão, etc. Após todo esse esforço, você pode ganhar somente dezenas ou centenas de reais, bem como pode alcançar a casa dos milhares, é difícil determinar com precisão!

Como os blogs ganham dinheiro?

Um blog pode ganhar dinheiro de diversas formas: por meio de artigos/reviews pagos, anúncios e publicidades, programas de afiliados e venda de produtos ou serviços próprios. Estas são as três principais formas de rentabilização.

Muitas empresas podem procurá-lo (ou você pode oferecer-lhes seus serviços) para que escreva ou publique um artigo pago sobre um dado serviço ou produto que a mesma oferece. Tal artigo geralmente visa indicar ao leitor as vantagens do uso daquele produto ou serviço, o que para a empresa interessada é muito bom, já que é uma excelente forma de marketing.

Além disso, você pode vender anúncios e publicidades nos mesmos, podendo ganhar por visualização da propaganda, por clique sobre a mesma ou por ação (no caso, o leitor acessou a mesma e adquiriu um produto lá), dependendo do tipo de anúncio ou do acordo firmado com a empresa.

Quanto aos programas de afiliados, funcionam similares aos anúncios exibidos, mas geralmente o blogger desenvolve uma política de marketing e ação mais efetiva (ele não somente “exibe a propaganda e pronto”) com o intuito de melhor incentivar o leitor a conhecer os produtos e serviços que está a divulgar, pois a rentabilização ocorre mais por ações feitas pelo visitante, gerando comissões.

Já no caso venda de produtos e serviços próprios, o próprio blogger possui algum outro tipo de negócio onde presta serviços ou vende produtos e aproveita a visibilidade que consegue com seus próprios blogs para divulgá-los. Um exemplo disso é quando eu publico em meu blog Giga Mundo a respeito dos cursos de Introdução a Game Design que lanço periodicamente, o que tanto é conteúdo para o leitor como também uma forma de publicidade para os meus trabalhos. 🙂

E agora? Por onde começo?

Antes de mais nada, é importante que você saiba como criar o seu próprio blog.

Se possível, sugiro que aproveite uma promoção que o Giga Mundo lançou em parceria com a Dream Host para adquirir sua hospedagem por um excelente preço. Lá você consegue instalar o WordPress (plataforma para blog) com alguns poucos cliques.

Em breve estaremos passando aqui algumas dicas sobre como melhor configurar o seu blog para cada tipo de negócio que escolha. É só aguardar e aproveitar. 😉

E então, você está convencido de que é possível ganhar dinheiro com blogs? 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print