Fundamentos da Contabilidade Básica

Contabilidade tem sido definida, pelo professor de Contabilidade da Universidade de Michigan William A. Paton, como tendo uma função básica:

“facilitar a administração da atividade econômica. Esta função tem duas fases intimamente relacionadas:
1) Medição e organização dos dados econômicos
2) Comunicação dos resultados deste processo para as partes interessadas.”

Como exemplo, contadores de uma empresa periodicamente medem o lucro e o prejuízo para um mês, um trimestre ou um ano fiscal e publicam esses resultados em uma declaração de lucros e perdas conhecida como declaração de rendimentos. Essas declarações incluem elementos tais como contas a receber (o que é devido para a empresa) e contas a pagar (o que a empresa deve). Isso também pode ficar bastante complicado com temas como lucros acumulados e depreciação acelerada. Isso nos níveis mais altos de contabilidade e na organização.

Muito da contabilidade, porém, também está preocupado com a contabilidade básica. Este é o processo que registra todas as transações, cada conta paga, cada centavo devido, cada moeda gasta ou acumulada.

Mas os donos da empresa estão mais preocupados com os resumos das operações, constantes na ficha financeira. A declaração resume ativos financeiros de uma empresa. Um valor de um ativo é o que isso custa quando foi adquirido. As demonstrações financeiras também registram quais as fontes de recursos. Alguns bens estão sob a forma de empréstimos que têm de ser devolvidos. Os lucros são também um trunfo da empresa.

Obviamente, uma empresa quer mostrar uma maior quantidade de recursos para compensar as responsabilidades e mostrar um lucro. A gestão destes dois elementos é a essência da contabilidade e é aqui onde vemos a real importância da Contabilidade Básica.

Por Peter Castro

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print