Formação de líderes

A formação de um líder não é algo fácil como muitos podem pensar. Liderar uma equipe exige algumas habilidades que às vezes são inatas ao individuo, mas outras que podem ser adquiridas através de um treinamento específico para desenvolver essa capacidade nos profissionais. Por isso o treinamento para líderes dentro das organizações empresariais é fundamental para uma formação sólida, e uma imparcialidade na tomada de decisões que o cargo demanda.

Líder nato

Como o próprio nome já sugere um líder nato é aquele que já nasceu com a habilidade de saber liderar equipes dentro de qualquer contexto em que se encontre. No âmbito empresarial esse tipo de líder é muito requisitado entre as diversas áreas profissionais, pois eles costumam ter um tipo de liderança natural e não imposta, sendo geralmente competentes naquilo que fazem, pois possuem um grande conhecimento técnico, e sabendo ouvir os outros membros da equipe profissional. O indivíduo que nasceu para ser lídernão necessita de muitas teorias para saber comoliderar um grupo deprofissionais. Ele está ciente de que a cooperação mútua e o estimulo dado a cada funcionário sob seu comando servira como um fator motivador para que eles possam desenvolver muito bem suas tarefas, dentro do ambiente empresarial.

Como formar um bom líder

Porém nem todos os indivíduos nascem com a habilidade de se tornarem grandes líderes. Existem pessoas que possuem algumas qualidades que devem ser lapidadas para que consigam desempenhar bem a função de gestor. Para isso é necessário que esse profissional receba um treinamento realizado por uma equipe de profissionais especializados que através de técnicas específicas consigam obter as melhores habilidades que os funcionários possuem para que consigaliderar de maneira que todos possam se beneficiados com sua gestão: seus subordinados por terem um líderjusto e imparcial, e sua empresa por ter um profissional que sabe liderar uma equipe e motivar seus empregados para que produzam mais, aumentando com isso a lucratividade da instituição empresarial onde atuam.

Principais características de um bom líder

Para se tornar um bom líder existem algumas qualidades essenciais que devem fazer parte de sua personalidade. Algumas delas são:

  • Não tentar impor somente suas opiniões. Tentar sempre que possível ouvir com atenção que seus subordinados têm a dizer;
  • Aproveitar algumas sugestões dadas pelos subordinados, mas sem, no entanto, omitir seu nome no momento da execução da tarefa;
  • Saber lidar com as imperfeições dos subordinados, ensinando onde houve o erro e principalmentenão expondo o funcionário a comentários de terceiros;
  • Saber lidar com as próprias imperfeiçoes e entender que ninguém é perfeito, e a principal função deum líder e ser honesto com seu grupo, portanto quando errar deve ser o primeiro assumir o erro perante sua equipe.

Formação de líderes

Considerações finais

A formação de um líder requer acima de tudo o comprometimento das pessoas que estarão envolvidas nesse processo. É sempre importante lembrar que uma boa liderança de grupo é de extrema importância para o crescimento de qualquer grupo empresarial. E, se ainda não leu, recomendamos a leitura de O monge e o executivo.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print