Existem bons brinquedos educativos?

Como pai, muitas vezes me preocupo quanto aos brinquedos que meu filho possui: será que aquele brinquedo lhe traz algum benefício? Será que ele está a aprender algo por meio dele, enfim, ele é realmente um brinquedo educativo?

Aí está uma pergunta em que não havia pensado de forma tão profunda até o momento em que me tornei pai e vi meu filho requisitar diversos brinquedos: realmente existem bons brinquedos educativos?

Decidi então empreender alguma busca pelas lojas e pela web – e consegui mais respostas pela Internet do que nas lojas de minha cidade, isso é fato.

Conheça a ABRINE

Não sabia disso, mas há uma associação focada nesse assunto, a ABRINE – Associação Brasileira de Brinquedos Educativos, uma associação formada com o intuito de promover a disseminação dos brinquedos educativos em território nacional.

Essa associação é composta por pessoas físicas e jurídicas ligadas à indústria dos brinquedos educativos bem como por profissionais com formação pedagógica e/ou psicológica, a fim de melhor estudar e promover seu objeto central, o brinquedo educativo.

O que é um brinquedo educativo?

Muitos são os conceitos dados aos brinquedos educativos, mas o conceito mais abrangente é: são brinquedos pensados e elaborados segundo as necessidades da criança.

Dito dessa forma, percebemos que podemos ter vários tipos de brinquedos educativos: brinquedos que ajudem a desenvolver a inteligência musical, o raciocínio lógico, sua interação social, comunicação, enfim, há inúmeras possibilidades, uma vez que o comportamento humano é formado por um grande complexo de inteligências e habilidades.

Talvez isso também explique por que é tão difícil determinar se um brinquedo é realmente educativo para quem é dito ser ou se não se trata de somente um “enfeite”, um atrativo para levar o pai a comprar o mesmo.

Brinquedo educativo não é brinquedo pedagógico!

Esta foi, sem dúvida alguma, a maior surpresa para mim! Brinquedo educativo não é brinquedo pedagógico! Enquanto o objetivo do brinquedo educativo possui como foco o desenvolvimento da personalidade da criança ao lhe oferecer a oportunidade do “brincar pelo brincar”, o mesmo difere do brinquedo pedagógico, cujo objetivo principal é utilizar-se do brinquedo como um recurso pedagógico, isto é, uma ferramenta projetada por um adulto a ser trabalhada junto à criança para um determinado fim.

Existem bons brinquedos educativos, mas falta um catálogo!

É engraçado que, apesar de ficar evidente que há brinquedos educativos – a própria ABRINE apresenta um catálogo de lojas de brinquedos educativos – não há um catálogo de todos os brinquedos educativos, algo que poderia ajudar os pais a entenderem quais as melhores opções para os seus filhos.

Entretanto, já é um grande alívio saber que há lojas especializadas e realmente preocupadas com o assunto – infelizmente, não há uma loja em uma cidade ainda, ao menos não parceira da ABRINE.

E você, amigo leitor, conseguiu determinar se existem bons brinquedos educativos em sua cidade?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print