Entretenimento na Internet – Por que os jogos online divertem tanto?

Se você for agora mesmo em uma LAN house e olhar ao seu redor, vai perceber que, de uns 20 computadores ocupados, 17 ou 18 estão executando algum tipo de atividade lúdica, enquanto que os demais são utilizados para algum tipo de trabalho importante ou conferir e-mail / site sobre aquela oportunidade de emprego.

Sim, Huizinga estava certo quando afirmou que o ser humano é um ser lúdico. Homo Ludens, como ele mesmo batizou.

Mas voltemos ao nosso exemplo: supondo aqueles 17 computadores, é quase certeza que 13 ou 14 deles estarão sendo usado para jogos muitos deles para jogos online. Mas por que será que os jogos online divertem tanto? Por que será que todo mundo só tem falado deles ultimamente?

Na verdade, há dois grandes grupos de jogos que chamamos de jogos online: os jogos massivamente multiusuários (MMO) e os jogos acessíveis por meio da Internet (webgames). Cada um deles com suas vantagens e desvantagens.

Os jogos MMO agradam por oferecer um universo inteiro onde o jogador poderá desempenhar várias ações e papeis e, o mais importante, interagir com outros jogadores. Não duvide disso: os jogos MMO podem ser uma ótima forma de socialização, de encontrar novas pessoas e rever os amigos.

Isso quebra aquela imagem que temos dos jogadores, pensando que quem joga fica em casa enclausurado e não se comunica com ninguém: ele hoje pode até estar em casa, mas estará “falando” com o mundo inteiro!

Já os webgames, são uma febre, tanto entre mulheres, crianças, jovens e adultos que estão “passando algum tempo” no trabalho, em casa ou mesmo na universidade (eu confesso, já joguei em aulas da universidade ^^ ). fato de estarem ali, a um clique, serem fáceis de jogar e não precisar instalar fascina a todos os que querem “diversão sem complicação”, ou jogadores casuais, como costumamos categorizar esse público.

A febre é tamanha que há milhares de sites de jogos online (geralmente jogos em Flash) pelo mundo todo e, mesmo sendo o inglês a língua mais falada no mundo, no mundo dos jogos online são os Brasileiros que geralmente dominam quanto à quantidade de usuários.

Há diversas comunidades no Orkut dedicadas a esses tipos de jogos e, se você ainda não joga algum deles, é porque ainda não encontrou o estilo de jogo certo para você (pode confiar em mim, minha esposa também não gosta de jogar, “nunca foi de jogar”, mas ficou fascinada pelos jogos de adventure do estilo “aponte e clique”).

Quer experimentar? Visite o site Carmaziel Games e comece a jogar.

Quer saber mais? Uma ótima referência é o site Gigamundo – Jogos, um subdomínio nosso especializado no assunto. :)

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print