A Energia Solar como fonte de energia alternativa

Hoje, decidi trazer um “rápido” estudo a respeito do uso da energia solar como fonte de energia alternativa (o título deste artigo deveria ser “Um futuro brilhante para a Energia Solar como fonte de energia alternativa”, mas ficou muito comprido e eu precisei reduzir um pouco).

Eu fui “apresentado” à energia solar no filme Corrida Rumo ao Sol com James Belushi e Halley Berry. Era uma história sobre estudantes havaianos encorajados por seu professor para participarem da corrida de carros solares. No filme, um carro em forma de uma barata e coberta com painéis solares usavam os raios do sol como fonte de energia alternativa para funcionar.

A energia solar é a luz e o calor do sol. Ela é gratuita e o seu fornecimento é ilimitado. Não há poluição da água ou do ar usando a energia solar. Mas há ainda alguns impactos sobre o meio ambiente, embora indiretamente.

As células fotovoltaicas usadas para converter luz solar em eletricidade usam silício e também produzem alguns resíduos. Existem também grandes fazendas de energia solar térmica e essas fazendas também podem ser prejudiciais para o ambiente e os ecossistemas do deserto se não forem adequadamente geridas.

A energia solar pode ser utilizada em diferentes aspectos: ela pode ser utilizada na agricultura, por exemplo. Estufas convertem a luz solar para aquecer o que está lá dentro, ajudando no crescimento de plantas e culturas. As estufas existem desde a época romana e estufas modernas foram construídas na Europa no século 16. As estufas são ainda uma parte importante da horticultura na atualidade.

Sistemas de iluminação natural também estão sendo utilizados para maximizar a energia liberada pelo sol. Ela é usada para fornecer iluminação interior substituindo a iluminação artificial. Sistemas de iluminação natural quando adequadamente implementados podem reduzir o consumo de energia da iluminação relacionada em 25%.

A energia solar também pode ser desenvolvida em tecnologias solares térmicas que podem ser usadoas para aquecimento de água, aquecimento do ambiente, resfriamento e espaço de geração de calor. Essa energia também pode ser usada para destilar a água e tornar a água salgada potável.

Também pode ser convertida em eletricidade utilizando a energia fotovoltaica. Essa energia tem sido usada principalmente para as coisas de pequeno e médio porte, como uma calculadora alimentada por uma única célula solar. Há casas alimentadas por energia fotovoltaica. Utilizar a energia solar para aquecimento de água e de espaço é a aplicação mais usada, apesar de ventilação e aquecimento de ar por meio dela também estar crescendo em popularidade.

Enquanto isso, fornos solares utilizam uma grande variedade de espelhos para concentrar a energia do Sol em um espaço pequeno e produzir temperaturas muito altas. fornos solares são também chamados de “fogões solares”. Um fogão solar pode ser utilizado em países quentes para cozinhar alimentos.

Com todos os benefícios de se utilizar a energia solar, há ainda um aspecto negativo para essa fonte de energia alternativa: ela não funciona durante a noite. 🙂 O custo da criação de estações de energia solar para armazená-la é caro, mas o benefício do uso da energia solar quando acumulada é muito mais interessante, restando então a pergunta: por que, diante de todos esses benefícios, não vemos nossos governantes empenhados em divulgá-la e subsidiar projetos que incentivem o seu uso?

Por Peter Castro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *