Educação à Distância – Isso Funciona?

Educação à distância – será que isso realmente funciona?

Mais uma vez: boa noite!

Venho agora aqui discutir sobre um assunto que nós, como tecnólogos, muito dizemos ser a solução, outros profissionais (geralmente educadores) podem olhar com algum receio e muitos não compreendem bem do que se trata – a educação à distância como uma solução a fim de promover a educação mesmo em locais onde geralmente a mesma ficaria comprometida, seja pela localização, seja pelos custos.

Atualmente, há diversos cursos à distância – desde cursos livres (cursos cuja conclusão não acarretam em alteração do nível de ensino principal – fundamental, médio ou superior) a cursos de pós-graduação. Cada qual projetado segundo possíveis necessidades do público-alvo a que se destina.

Nós, tecnólogos, gostamos dessa idéia porque busca eliminar os empecilhos que há quanto a onde ocorre o curso e onde os alunos se encontram – e isso é ótimo. Muitas vezes, quando o curso é presencial, o famoso “mínimo de pessoas” não é conseguido, enquanto que, se projetado ao grande público, você pode alcançar isso.

Um exemplo disso são os cursos que ofereço em meu outro site (http://www.institutodosjogos.com/moodle), todos cursos projetados para serem executados à distância.

Para os educadores, esta pode ser uma faca de dois gumes: apesar dos vários benefícios já comprovados, eles alegam que os cursos à distância jamais terão o mesmo tipo de interação, de contato com o aprendiz, principalmente se não foi projetado visando isso.

Algo que deve ser deixado claro é que a educação à distância não vem para substituir os cursos presenciais, mas sim, para adicionar novas possibilidades. Eu acredito seriamente na educação à distância como forma de atingir a todos os que necessitam (acessibilidade) de forma mais eficiente.

Por exemplo, se eu lançasse somente cursos presenciais, provavelmente ainda hoje estaria tentando lançar a primeira turma, contando com bem menos interessados.

Mas como saber se o curso realmente vale a pena?

Excelente pergunta!

A melhor forma de avaliar um determinado curso é bastante específica, mas podemos traçar aqui alguns itens que podem ajudar você na hora de decidir:

  • Por quais razões você está fazendo o curso? Ele se encaixa nessas necessidades? Muitas vezes as pessoas escolhem um curso à distância devido a problemas de tempo, mas acabam escolhendo um curso que é incompatível com seu tempo;
  • Já fez uma tabela de cursos relacionados a esse, oferecidos e que supram suas necessidades? Qual o custo de cada curso? Como seria feito o pagamento?
  • Cheque custo x benefício dos cursos supracitados: valores como inscrição, matrícula ou mensalidade, duração do curso, número de aulas, metodologia empregada, etc.
  • Sempre verifique quem são os responsáveis pela estrutura do sistema (administrador, técnicos empregados, etc.), bem como se deve estudar o perfil daquele que será responsável direto pelo curso. Analise a experiência dele: será que é uma boa experiência para mim? Isso me dará algum diferencial?
  • Avalie toda a grade curricular do curso – não queira tomar um susto, ao ver um determinado assunto ser abordado enquanto você espera por outros 😉 ;
  • Verifique se a instituição que está oferecendo aquele curso é de renome. Isso é importante, principalmente em cursos de graduação ou pós-graduação!

Há outras perguntas que podem ser respondidas aqui, mas acredito que estas sejam as principais, então deixarei as outras para outro momento.

Quanto a dizer se “o curso à distância presta ou não”, eu acredito que é óbvio que, se eu pensasse que não há como dar certo esse tipo de empreitada, eu não estaria iniciando meus cursos para esta forma de atingir a todos que já não é nova (é só lembrar dos cursos por correspondência, febre na época pré-Internet). E então, vai dar uma chance ao novo modelo de educação à distância?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print