Economia de Água

Economia de água

Considerada como um dos dos principais recursos naturais do planeta Terra e essencial para a sobrevivência de seus habitantes,a água está presente em cerca de noventa e sete por cento da superfície terrestre. A economia de água que deve ser realizada pela população mundial é de vital importância para que não haja escassez  no futuro desse importante elemento da natureza.

Necessidade de economizar água

De acordo com estatistificas da ONU (Organização das Nações Unidas) é necessário para cada habitante do planeta uma média de cento e dez litros diários  para conseguir atender a demanda de limpeza e consumo de cada um. No entanto em alguns países em especial no Brasil o consumo às vezes chega a duzentos litros por dia, evidenciando que é necessário que sejam tomadas medidas preventivas para economizar a água.

Segundo os pesquisadores quando a população gasta mais  de cento e vinte litros diários está desperdiçando esse precioso recurso natural. As práticas que devem ser realizadas para que a população economize água devem ser orientadas para a utilização de maneira correta e racional desse recurso, pois se não houver ações de Órgãos  Governamentais e de cada um da população nesse sentido, em pouco tempo haverá falta d’água nas residências das pessoas em todas as partes do mundo.

Economia de água

Atitudes que podem ser tomadas para economizar água

De acordo com profissionais especializados que estudam os recursos naturais do planeta e como economizá-los para que não fiquem escassas no futuro algumas medidas básicas devem ser tomadas por cada indivíduo em suas residências, em seus locais de trabalho ou em suas tarefas diárias. Veremos a seguir como cada um pode contribuir para a economia da água;
Os especialistas informam que um banho de apenas quinze minutos chega a consumir até cento e trinta e cinco litros de água.

Se a pessoa fechar o registro quando for se ensaboar esse consumo pode cair para até quarenta e cinco litros. Além disso a água do banho também pode ser utilizada para alguma outra atividade como lavar a roupa, por exemplo, se for colocado um balde embaixo do chuveiro. Se o chuveiro da pessoa for elétrico esse consumo com o registro meio fechado durante os mesmo quinze minutos é também cerca de quarenta litros.

Outra sugestão é ser mais rápido no banho, porém os que gastam muito de limpeza reclamam que um bom banho não pode ser tomado em apenas cinco minutos, sendo assim o melhor é tentar economizar água das outras maneiras. Outra atitude importante que as pessoas podem tomar para economizar agua é quando estão lavando louças. O ideal é tirar os resíduos alimentares antes de abrir a torneira para lavar os pratos, e quanto a máquina  de lavar ela só deve ser utilizada quando estiver cheia de louças.

Os especialistas informam que são gastos cerca de cento e dezessete litros na lavagem dos pratos em um período de quinze minutos. Quando as pessoas economizam o consumo pode chegar a somente vinte litros. Outra medida importante é utilizar cloro ou agua sanitária misturados comum litro de agua para fazer a limpeza de verduras e das frutas. As pessoas que estão acostumadas a lavar suas calçadas com água devem tomar alguns cuidados com o desperdício.

Os especialistas orientam a não utilização da mangueira e usar de preferência uma vassoura para limpar a calçada  pois o gasto com a mangueira é de cerca de duzentos e setenta e nove litros gastos em apenas quinze minutos. Outra importante orientação é sobre a lavagem de carros. O ideal é limpar o veículo com um  pano úmido ao invés  de usar a mangueira, que pode gastar quando não está muito aberta cerca de duzentos e dezesseis litros.

Considerações finais

Como pode ser visto a economia da água é de extrema importância para que em um futuro próximo a humanidade não venha a sofrer com o problema da escassez. E para que isso ocorra basta todos nos termos consciência de que um recurso natural tão importante não pode ser desperdiçado, e a partir daí adotarmos medidas simples que possamos fazer no nosso dia a dia com o objetivo de economizar esse líquido tão precioso que colabora  tanto para a manutenção do bom funcionamento do organismo dos seres humanos, como para a preservação do meio ambiente onde eles vivem.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

One comment

  1. nessecitamos de agua
    economize-a!!!!!!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print