Dicas de Empreendedorismo

Dicas de empreendedorismo

Em um  ambiente corporativo os profissionais que realmente se destacam são aqueles que possuem um espirito empreendedor. Ser um empreendedor de sucesso depende basicamente de boas idéias e pro-atividade para concretizá-las. Vejamos algumas dicas de empreendedorismo que podem auxiliar muito o individuo a conseguir atingir seus objetivos profissionais.

Ação de empreender

As organizações empresariais que são realmente lucrativas e que se destacam no mundo empresarial são compostas basicamente por  profissionais com ações empreendedoras. Nos dias atuais ser um empreendedor é fundamental para que o indivíduo  possa se destacar dentro da empresa ou de seu ramo de negócios.

A necessidade de empreender parte do princípio de que em virtude da grande competitividade  no mercado de trabalho há um movimento muito grande de demissões dentro das empresas, e por isso só os que possuem características de empreendedores é que conseguirão sobreviver de acordo com suas próprias capacidades e potenciais para gerir algum negócio próprio.

Dicas de empreendedorismo

Principais características de um bom empreendedor

Segundo especialistas em gestão de carreiras os profissionais que possuem um espirito empreendedor  são aqueles que conseguem transformar suas boas e criativas idéias em alguma experiência real, em outras palavras são os profissionais que conseguem implementar  o que idealizaram, passando do pensamento para a ação e fazendo com que seus pensamentos empreendedores se concretizem.

Um aspecto de personalidade presente nos grandes empreendedores é a paixão e entusiasmo que eles sentem pelas atividades que desenvolvem. Um bom empreendedor é aquele que antes de tudo ama o que faz e está sempre disponível para aprender novas maneiras de otimizar seu negócio.

Outra característica fundamental de um bom empreendedor é ter pleno conhecimento do ramo de atividade em que atua. Em virtude disso está sempre se aprimorando através do conhecimento prático ou realizando cursos que possam melhorar seus conhecimentos sobre o negócio que está gerindo. Além disso o bom empreendedor sabe escolher dentre as várias opções que lhes são oferecidas as que mais se adequam às suas necessidades profissionais.

Principais dicas para ser um bom empreendedor

Para se tornar um bom empreendedor algumas dicas devem ser seguidas para que o profissional consiga ter o sucesso almejado, entre algumas estão:

  • Antes de abrir qualquer tipo de negócio fazer uma pesquisa de mercado, para saber como será a aceitação do produto ou bem que deseja comercializar;
  • Desenvolver a criatividade para elaborar produtos realmente úteis e inovadores para os consumidores;
  • Ter uma visão ampla de todas as possibilidades do empreendimento que deseja abrir e, saber lidar com os vários tipos de adversidades que porventura venha a enfrentar;
  • O bom empreendedor é aquele que arrisca no seu negócio e não tem medo de fracassar. No entanto sabe medir os possíveis riscos que envolvam um determinado tipo de empreendimento;
  • A informação sobre a área onde pretende atuar é fundamental para que o empreendedor  possa cada vez mais otimizar seu negócio. Ter sempre em mente que quando as pessoas tem conhecimento das tarefas que fazem normalmente costumam executá-las de forma bem feita, e isso com certeza é um diferencial que certamente trará novos clientes para gestor de seu próprio negócio;
  • Os especialistas em gestão de negócios recomendam que o empreendedor que está abrindo seu próprio negócio deve fazer um planejamento de pelo menos três meses de suas finanças, incluindo todos os gastos que deverá ter com o  empreendimento.

Dicas para não errar com o empreendimento

De acordo com profissionais especializados em administração de negócios algumas atitudes devem ser evitadas para que o empreendimento possa ter êxito, como por exemplo: Retirar o dinheiro que foi investido no negócio antes do prazo inicial de dezoito meses, o ideal é investir novamente  o lucro  adquirido durante todo esse período; Outra atitude que deve ser evitada é começar  o empreendimento sem o chamado capital de giro. Os especialistas informam que sem esse dinheiro, arriscar em um novo negócio pode não resultar em um bom empreendimento e o empreendedor acabar tendo prejuízo;

Uma situação que deve ser evitada se possível é o empreendedor ter várias pessoas como sócias. Segundo os especialistas a manutenção de uma sociedade financeira envolve alguns riscos como por exemplo, manter uma renda que seja suficiente para todos e ainda dificulta os possíveis investimentos que poderiam ser feitos para tornar o empreendimento mais lucrativo. Saber gerir o próprio negócio é muito importante  para quem deseja ser um bom empreendedor.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print