Dicas de economia doméstica

Seu dinheiro parece não ser o suficiente para o mês inteiro? Problemas com o pagamento das prestações das compras? Então você está precisando de algumas dicas de economia doméstica para reequilibrar o seu lar e é claro que o Giga Mundo não o deixará na mão. 😉

Muitos brasileiros sonham em ter uma boa organização e economia doméstica e ainda ter aquele dinheiro sobrando no final do mês, mas para muitos isso é quase impossível.

Para mostrar que isso não é impossível e ter uma boa economia doméstica é bem simples, o Giga Mundo nesta semana de finanças estará apresentando dicas de como ter uma uma boa economia doméstica.

Então, vamos ao que interessa:

Dica #1 – Seus gastos

O primeiro passo para tentar economizar nos gastos domésticos é conhecer o os próprios gastos, saber “”o que entra e o que sai em relação ao seu dinheiro é uma boa maneira de começar a se “localizar” nos seus gastos.

Dica #2 – Compras

Esta dica está relacionada às compras, ou seja, supermercados, shoppings, feiras, etc. O ideal para ter uma boa economia doméstica na hora das compras é ter um planejamento ou ao menos uma lista que o guie quanto ao que realmente precisa comprar e qual o valor máximo a ser gasto nas compras.

Na hora de ir ao supermercado é preciso planejar as compras e não comprar por impulso, e fazer as compras de uma vez, pois quando você faz as compras semanalmente naquele “mercadinho da esquina” além de não pesquisar e obter aquele preço mais em conta, acaba gastando mais de seu tempo e dinheiro devido às idas e vindas.

Feiras? É bom procurar o preço mais barato e não comprar tudo em um feirante só, pesquisar bastante e encontrar preços melhores é a melhor opção para economizar.

Bem, você ja ouviu alguém falar que não pode ir ao supermercado com fome? Pois é, para muitos que pensam que esta frase não passa de uma brincadeira, ir ao supermercado com fome acaba sendo “perigoso” para seus gastos em compras.

Por quê? Bom, quando a pessoa frequenta um supermercado com fome, ela é “induzida” a comprar uma infinidade de outros alimentos e acaba ultrapassando os limites de sua lista de compras, comprando o desnecessário e gastando mais dinheiro.

Bem, já falamos de compras, que tal falarmos agora de consumo e uso? Energia alétrica, água, luz, etc.

Dica #3 – Consumo e uso

Vamos começar pela água: você sabia que uma torneira aberta desperdiça cerca de 40 litros de água por dia? Isso dá mais de mil litros de água por mês.

Então o que poderíamos fazer para não desperdiçar tanta água?  Sabe quando escovamos os dentes e deixamos a torneira aberta? Então, está na hora de fechá-la, caso contrário, la estarão indo embora milhares de litros de água. Ah, e quando lavamos a louça e deixamos a torneira ligada, isso é outro desperdício e, como tal, está a prejudicar não somente nosso bolso, mas também o planeta.

Então para economizar nos gastos com água, é simples: evite torneiras e chuveiros abertos se não estiver usando.

Energia elétrica: Economizar na energia elétrica pode parecer uma tarefa bem díficil para muitos não é mesmo? As dicas para economizar na energia elétrica são as seguintes:

  • Utilizar lâmpadas fluorescentes consome cerca de 80% menos energia;
  • Controlar o uso do chuveiro elétrico. Evitar usar a posição “inverno” do seu chuveiro reduz bastante o gasto de energia;
  • Evitar deixar acesa  a luz de um quarto onde ninguém se encontra é também uma boa maneira de reduzir o gasto de energia;
  • Desligar a televisão quando não estiver assistindo.

Bem, vamos agora para o telefone?

Telefone: Controlar o uso do telefone é um tarefa que também não é muito fácil para muitas pessoas, principalmente aquelas que gostam bastante de falar 🙂 mas existem algumas dicas a serem utilizadas para reduzir o gasto com o telefone:

  • Aproveitar os horário de tarifas menores para fazer as ligações interurbanas;
  • Usar o telefone somente quando for necessário;
  • Informar-se sobre os gastos de seu telefone, e controlar o uso do mesmo, é uma ótima maneira de reduzir os gastos com o telefone.

Bem, além dessas dicas de gastos, compras e usos, existe uma outra dica que pode ser muito útil para as pessoas que desejam economizar nos gastos domésticos.

Essa dica se chama organização.

Ter uma boa organização, é ter um controle maior sobre as finanças de sua casa, e para economizar nada melhor que ter um bom controle dos gastos e esse controle vem de uma boa organização doméstica.

Dica #4 – Organização

A organização é fundamental para manter um bom controle financeiro, então vamos apresentar algumas dicas de como se organizar melhor e ter um melhor controle financeiro:

  • Planejar compras, gastos, e tudo o que precisa é uma boa maneira de organizar a “vida” doméstica: criar planilha de gastos, planejar o que for comprar, o que for gastar e evitar os desperdícios desnecessários são muito importantes para uma boa economia financeira;
  • Pagar contas em dia para evitar pagar juros ou economizar dinheiro para comprar à vista, pois quando a pessoa compra parcelado pode não pagar as contas em dia e acaba pagando mais devido aos juros, portanto é muito importante ter uma boa organização também nas contas.

E você, amigo leitor, possui também dicas de economia doméstica a compartilhar conosco? Se sim, pode falar, a hora é esta! 🙂

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

One comment

  1. […] pode economizar dinheiro em muitas áreas da sua vida, você pode fazer uma economia doméstica que é essencial, pois a boa economia começa em casa. Você pode economizar nas compras buscando […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print