Comportamentos inconvenientes no local de trabalho

Quem nunca ouviu falar que um determinado colega na empresa, na qual exerce suas funções profissionais, teve ou continua apresentando um comportamento inadequado ou inconveniente na empresa na qual realiza seu trabalho? É possível que a grande maioria das pessoas tenha respondido positivamente a essa questão. Mas o que será que leva muitos funcionários a adotarem essas atitudes no ambiente de trabalho? É o que veremos nesse artigo.

Concorrência no ambiente profissional

Muitas organizações empresariais estimulam um ambiente de grande competitividade entre seus funcionários, e isso pode ser um fator que pode deflagrar comportamentos inconvenientes no local de trabalho. Veremos agora alguns tipos de profissionais que se comportam desse modo, e qual a melhor maneira de lidar com essas pessoas:

  • Profissional que finge ser muito bom: existe um tipo de profissional que tem a necessidade de servir a todos os outros, a qualquer momento, às vezes prejudicando até a execução de suas próprias tarefas dentro da empresa. Às vezes, esse tipo de pessoa está interessado muito mais em saber da vida íntima do colega para a qualquer momento poder divulgá-la para os outros. De acordo com especialistas na área de relacionamento humano, a melhor maneira de lidar com esse funcionário dentro da empresa é tentar não se envolver com ele, recusar de maneira gentil possíveis conversas sobre a própria vida pessoal ou sobre a vida alheia;
  • Profissional que se sente perseguido: existe um tipo de profissional dentro das intuições empresariais que acreditam que tudo e todos estão contra ele. Normalmente são pessoas que têm muita dificuldade em aceitar críticas pelos erros cometidos, e por isso se sentem mais confortáveis emocionalmente acreditando que estão sempre sendo vítimas de conspirações por parte das chefias ou dos colegas de trabalho. Para lidar com esse tipo de profissional a melhor maneira é ao fazer uma crítica em relação ao seu trabalho, tentar ressaltar algo que ele tenha de positivo, assim ele não se sentirá perseguido e poderá escutar o comentário de maneira mais favorável;
  • Profissionais com falha de caráter: esse é com certeza o funcionário que traz mais riscos aos outros profissionais dentro do ambiente de trabalho. Normalmente são pessoas que querem vencer a todo custo na empresa, e para isso não se importam em mentir sobre o trabalho dos colegas ou enganar sua chefia sobre tarefas que na realidade não cumpriu, ou então que pediu o outro funcionário para fazer. Esse tipo de indivíduo é muito dissimulado e às vezes se faz de amigo dos outros para saber de informações que poderão lhe ser úteis no futuro. Quando conversam com os companheiros procuram falar mal de algum gerente, por exemplo, e se o colega concordar com o que ele está dizendo é capaz de ir até o gerente e dizer que falou mal dele. Todo esse comportamento que denota falta de caráter tem como único objetivo galgar cargos cada vez mais altos dentro da empresa. Em muitos casos eles conseguem chegar a chefes, e geralmente nesses cargos apresentam comportamentos narcisistas, nos quais não aceitam opinião de nenhum outro profissional. A melhor maneira de lidar com esse tipo de pessoa é simplesmente ignorá-la de maneira gentil e nunca falar mal de ninguém em sua presença.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print