Como vender pela Internet

A comercialização dos mais diversos tipos de produtos e serviços pela internet aumenta todos os anos, junto com o desenvolvimento da própria web. O que faz o interesse das pessoas de vender pela web aumentar cada vez mais.

De acordo com o E-bit, as vendas de produtos na web aumentaram 40%, somente no ano passado. A tendência para o crescimento deste mercado para 2011 é de 30%, faturando em torno de 20 bilhões de reais.

O mercado de vendas pela web cresceu devido à confiança do consumidor no e-commerce. Em um passado não muito distante, as pessoas eram bastante inseguras quanto a esse ramo de venda.

Por isso, para quem quer ganhar um dinheiro extra, é importante conhecer as nuances deste negócio que cresce vertiginosamente de ano em ano.

Obviamente que para cada tipo de venda, o procedimento de comércio é diferente – mas existem algumas coisas importantes para todo mundo que quer vender pela web:

1. Planeje bem

Escolher os produtos e montar um site é importante, mas não creia que tudo vai se resolver como mágica. Se fosse fácil assim, a concorrência ia ser absurda, mas vender pela web demanda muito planejamento, assim como vender em uma loja real.

Planejar as suas vendas é escolher qual será seu ramo de venda, o público que precisa atingir, entre outras coisas. Por isso, é válido que você consulte o curso de  Análise da Viabilidade de um Negócio Online e analisar se existe uma real viabilidade no seu negócio antes mesmo de começar.

2. Seja organizado com suas idéias

Antes de começar, você deve organizar bem as suas idéias e pensar no que você quer vender. Oferecer serviços ou vender produtos? É primordial que você conheça os prós e os contras de trabalhar com um ou outro e ver se vale a pena. Se você já pensou e planejou tudo o que tem a ver com o assunto, com toda certeza você já terá todas as respostas para essas questões, mas se ainda não refletiu sobre o assunto, está na hora de começar a planejar.

3. Pense na sua plataforma de venda

É um momento bastante confuso, onde é necessário fazer a escolha certa. Existem vários caminhos para quem está interessado em vender pela web, por isso, você deve pensar e analisar bem qual é o mais adequado para a sua necessidade. A diferença entre as plataformas de negócio está no modelo que você pretende trabalhar:

* Gratuitas

Trata-se de cada plataforma que pode ser utilizada sem pagamento algum. Para trabalhar com esse modelo, é preciso falar com alguém que domine o inglês para lhe auxiliar na tarefa de adaptar a plataforma às suas necessidades.

* Comissões sobre vendas

É o mais comum para aqueles que estão ainda só começando porque você só paga por aquilo que de fato vende. Mas você deve se lembrar de colocar o valor desse custo sobre o seu produto.

Várias plataformas de trabalho funcionam assim, sendo vantajosa a divulgação feita por outras pessoas e empresas e como desvantagem a falta de um espaço só seu e de um layout personalizado.

* Pagamentos ou taxas mensais

São plataformas de trabalho que já vêm prontas para serem vendidas e você só paga um valor mensal fixo para usar todos os recursos oferecidos por esse sistema. A diversidade desse tipo de negócio é bem vasta, por isso você deve fazer uma boa pesquisa antes de fazer a sua escolha.

* Desenvolvimento Individual

Neste caso, você opta por desenvolver sua própria plataforma, necessitando portanto de uma pessoa especializada no assunto. E precisa de um investimento inicial um pouco mais alto, mas por outro lado, ele permite uma total personalização do trabalho.

4. A importância da Logística

Se você pretende fazer uma vender alguma coisa, a pessoa que vai comprar de você quer receber o produto na data informada pelo seu e-commerce. Isso que é a logística nos negócios realizados pela web e é importantíssima pois não existe a loja em um endereço fixo para que o cliente busque a sua mercadoria.

Por isso você deve escolher corretamente seus fornecedores e pensar na possibilidade de fazer um estoque, onde ele será guardado e o prazo de entrega do mesmo ao cliente. Essa é uma escolha bastante específica, pois depende do tipo de negócio que você irá escolher.

5. Faça parcerias e divulgação

Você deve pensar que a sua loja virtual não tem um endereço real fixo e, por isso, seus possíveis clientes não vão conhecê-la ao simples acaso. E para levar seus clientes até ela, é necessário que sejam levadas ao seu site de alguma maneira. Para que isso aconteça, estão disponíveis diversas estratégias de divulgação e marketing digital para fazer a propaganda de sua loja virtual. Além disso, a parceria com blogs e sistemas de propaganda são muito eficientes para quem está começando.

Obviamente, para vender pela internet existem muitas outras ferramentas que podem ser utilizadas, mas podemos discutí-las em outros artigos caso seja do interesse de vocês. Só ter um bom produto, um site interessante e divulgar aos amigos não é o suficiente para ter um negócio na web; como todo novo negócio, vender pela web exige planejamento e estratégia.

E você que está ai, quer vender pela web? Então, porque não começa a planejar o seu negócio a partir de agora?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print