Como publicar o meu jogo e como conseguir dinheiro com isso – Parte 1

Alguma vez você já teve uma super idéia para um jogo? Que legal! Conseguiu criá-lo? Meus parabéns! Mas então empacou na hora de publicar o seu jogo? Bem, não se desespere. Muita gente tem dúvida sobre como conseguir publicar o seu jogo. E se já é complicado saber como publicá-lo de forma gratuita, o que dizer se você espera ter algum retorno disso, não é?

Bem, vindo ao seu socorro, depois de tantas investidas (algumas com sucesso, outras nem tanto) e leitura de livros, decidi escrever um artigo (este que o senhor lê agora 🙂 ) sobre o assunto. Claro, este ainda não pode ser considerado a obra-prima ou o estado-da-arte sobre o assunto, mas espero que seja um bom ponto de partida para todos.

Publicando webgames em Flash

[update: infelizmente, a Adobe já anunciou o fim da plataforma Flash, que será descontinuada completamente até 2020, assim sendo, não recomendaria a ninguém começar agora uma carreira desenvolvendo jogos em Flash para web, entretanto muito do que lerão aqui serve para outras tecnologias web, como HTML5, então vou manter o texto original]

Acredito que este seja o mais fácil de todos os caminhos. Se você já possui um webgame feito em flash e pretende publicá-lo ao maior número de pessoas possível, o caminho mais fácil é publicando-o por meio dos inúmeros portais de jogos em Flash que há por aí.

Em muitos deles a submissão é feita por meio de formulário e processada de forma automática, em outros pode ser automático ou manual com direito a uma revisão para garantir que o conteúdo do mesmo é adequado à temática do portal ou para controle da qualidade do mesmo.

Se você cria jogos em Flash, muito facilmente poderá criar webgames em Flash, bastando para isso atentar-se a alguns fatores:

1. O seu jogo deve rodar razoavelmente bem na maior parte dos browsers, principalmente Internet Explorer e Firefox, que juntos somam quase 100% dos “webplayers casuais”!

2. O seu jogo deve rodar bem na maior parte dos computadores e não somente nos “top de linha”. Mais uma vez, queremos que todos joguem! 🙂
3. O tamanho do swf final importa e muito aqui, pois o jogador não terá muita paciência para esperar carregar ele por completo. O ideal é que ele tenha até 5 mb, caso o jogo ainda não seja muito conhecido, e pode ter até 10 mb no caso de continuações de jogos bastante populares. O motivo é bem simples: por que eu esperaria muito para ver um jogo que eu nem mesmo conheço e não sei se é bom?

4. Cuidado quando for chamar arquivos externos: se você submeter um jogo para um grande portal, não adianta esperar que eles copiem um arquivo xml também só porque seu jogo precisa dele. Se você realmente precisa utilizar arquivos externos (para configuração, ou arquivos de áudio, outros SWF, etc.) então ponha-os em seu servidor, libere o mesmo para que os outros possam acessar os arquivos lá por meio do famoso “crossdomain.xml” e faça com que seu jogo chame os arquivos de lá. Os sistemas para upload de novos jogos da maior parte dos portais de webgames não permitem subir outros arquivos além do SWF, então a menos que seu jogo seja realmente muito bom para eles quererem essa exceção, ele será descartado;

5. Cuidado quanto ao tipo de conteúdo abordado, pois nem todos os sites de jogos publicam jogos ditos como adultos, contendo cenas de sexo, violência gratuita ou apologias a drogas ou preconceitos.

Você agora deve estar se perguntando: e como faço para ganhar dinheiro com isso?

Há diversas formas de conseguir dinheiro com isso.

Os portais de jogos tentam ganhar dinheiro por meio de dois caminhos: publicidades exibidas no site e assinaturas “VIP”. Eu digo que tentam ganhar dinheiro porque não são todos os que têm sucesso, uma vez que o número de sites de jogos em Flash hoje é muito grande, sendo assim, os sites que não possuem algum diferencial em relação aos demais tendem a passar despercebidos.

Para a empresa que desenvolveu o jogo, há também várias formas de conseguir algum retorno, sendo que a mais empregada por quem publica seu jogo em outros sites é por meio de publicidade dentro de seu jogo. Sim, também é “advertisement”, mas no caso de jogos em Flash costumamos chamar de sponsorship. 🙂

Há vários sistemas para sponsorship em jogos em Flash pela web e eu indicarei aqui dois dos mais conhecidos:

Game Jacket [link removido, website não existe mais]

MochiAds [link removido, website não existe mais]

O ganho é feito por visualização, então quanto mais vezes a propaganda do jogo for visualizada, mais você ganha. A principal desvantagem é que o ganho por visualização é baixo, mas a principal vantagem é que não é necessário que o jogador clique para que você ganhe, bem como você irá ganhar independente de qual o site em que está o jogo: então quanto mais portais de jogos em Flash publicarem seu jogo, melhor para você! 😉

Para saber mais sobre como funciona o “Flash Game Sponsorship”, indico o artigo de Raphael Santos, membro da comunidade PDJ: Rastreando (e lucrando com) os seus games em Flash.

Agora, vou deixar aqui alguns sites onde você pode publicar o seu jogo em Flash:

http://www.miniclip.com

http://www.newgrounds.com

http://www.kongregate.com

Carmaziel Games [link removido, website não existe mais]

 

Bem, ficamos por aqui hoje, em outra ocasião explicarei sobre como publicar e conseguir dinheiro com outros tipos de jogos, bem como conseguir publisher para um jogo tipo B, A ou AAA.

Até mais! 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

7 comments

  1. […] Giga Mundo Um mundo de informação e entretenimento para você! « Como publicar o meu jogo e como conseguir dinheiro com isso – Parte 1 […]

  2. […] primeira parte, nosso foco foi a publicação de webgames em Flash, algo que está cada vez mais consolidando-se e espalhando-se pela web. Na verdade, se tivéssemos […]

  3. […] Como conseguir dinheiro publicando webgames em Flash […]

  4. CrazyMania says:

    Estou querendo encomendar um jogo em flash, me adiciona no msn.

  5. admin says:

    Olá, CrazyMania, já lhe enviei um email, ok? 😉

  6. Lord says:

    Admin graças a você consegui meu jogo, não ficou tão bom mais do pro gasto,mi ispirei no naruto game e estou agra om Naruto RPG, ele é diferente não em que instalar e tipo The Crims feito em site , vê se ficou legal :
    [Link removido, website não existe mais]

  7. admin says:

    Olá Lord, tudo bem?

    Acabo de jogar seu jogo e achei ele legal, parabéns.

    Só uma coisa me chamou a atenção – se o seu jogo é um webgame, criado somente em html e imagens, por que você não o publica em um website? Ficaria bem melhor para o pessoal jogar, não? 😉

    Você pode oferecer a possibilidade da pessoa jogar na web ou baixar o arquivo para jogar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print