Como procurar emprego do jeito certo

Muitas pessoas reclamam que mesmo tendo várias habilidades profissionais, não conseguem arrumar emprego. Mas será que elas sabem como procurar emprego do jeito certo? É o que tentaremos analisar a seguir.

 Sugestões para achar o emprego certo

– Antes do profissional se graduar, já na época da universidade, ele já pode tentar pesquisar quais as melhores opções de trabalho para ele. Um erro muito comum das pessoas é primeiro se formar e só depois procurar emprego dentro da área que escolheu, quando na verdade essa procura deveria acontecer bem antes, ainda quando eles estavam no curso de graduação.

– Os candidatos a emprego não devem sair enviando currículos a todos os empregos que acreditem serem capazes de fazer o trabalho. Em primeiro lugar, o individuo deve ter foco e perceber realmente sua aptidão e o que pode fazer dentro de uma empresa. A partir dai enviar um currículo bem elaborando, com carta bem escrita explicativa do real interesse do candidato ao cargo oferecido.

– Utilizar uma rede de conhecimentos é muito útil para que a pessoa consiga conquistar um empego do jeito certo. É através de bons contatos pessoais que muitos profissionais conseguem ingressar nas grandes corporações empresariais. Por isso dizer a todos os amigos e familiares que está em busca de um emprego é uma atitude inteligente e pode servir para o individuo conseguir atingir seu objetivo.

– O objetivo de redes sociais para essas pessoas não é para conseguir um emprego imediatamente, e sim para fazer contatos mais relevantes. Pergunte aos amigos ou parentes se eles conhecem alguém que poderia oferecer conselhos ou então indicar algum lugar onde estivesse sendo oferecidas vagas de acordo com o perfil profissional da pessoa.

– Outra maneira simples para conseguir o tipo de trabalho que a pessoa deseja é criar um documento de seu perfil, com uma breve descrição dos tipos de trabalho e as empresas que o profissional está interessado, bem como o tipo de pessoas com quem ele gostaria de trabalhar. Esse documento pode ser lançado diretamente nas redes sociais, como no LinkedIn, por exemplo, ou então enviados juntos com o currículo da pessoa às empresas nas quais esteja interessado.

– Não seja tão rápido para dizer não para cargos temporários. Esses cargos temporários, muitas vezes se transformam em empregos efetivos dependendo do desempenho do candidato. Mesmo se não for contratado, o trabalho temporário serve para enriquecer ainda mais o currículo do profissional.

– Falando sobre o currículo, os candidatos a emprego costumam descrever suas tarefas diárias em detalhes. Em vez disso, deve explicar suas realizações de forma resumida, por exemplo, incluindo grandes projetos realizados em alguma empresa.

– Quando o anúncio de emprego não indica uma pessoa de contato, o profissional deve ligar para a empresa para descobrir quem recebe os currículos, para direcionar uma carta de apresentação a uma pessoa específica. Mas esse é apenas o primeiro passo para a pessoa conseguir uma entrevista. Nesse momento o profissional já deve ter pesquisado sobre a empresa de modo que ele possa falar sobre ela de forma inteligente, e assim passar uma imagem positiva ao avaliador.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print