Como pedir demissão

O mercado de trabalho atual é bastante dinâmico e, por isso mesmo, as organizações empresariais estão sempre em busca de profissionais sérios e comprometidos com o cargo que ocupam. Em razão disso, muita empresa disputa bons funcionários que quando recebem uma proposta mais atraente desejam sair de seu antigo emprego e enfrentar a nova oportunidade oferecida. Mas será que pedir demissão exige algum tipo de atitude para com o ex-patrão?

Imagem profissional construída

Ao longo dos anos, tão importante quanto o salário recebido e a função que as pessoas exercem nas grandes empresas é a imagem profissional que ela construiu no período em que prestou serviços profissionais à organização. Esse comportamento se caracteriza pela seriedade com que o funcionário encara seu trabalho, tentando na medida do possível cumprir seus compromissos, além de possuir um bom relacionamento profissional com seus colegas de trabalho e com sua gerência.

Esse tipo de funcionário ao receber uma nova proposta de trabalho deve se comportar de modo condizente com as atitudes corretas que teve até aquele momento. Se tiver que sair do emprego deve pedir demissão falando abertamente com seu chefe e proporcionando um tempo para que ele consiga um novo funcionário, dessa maneira conseguirá sair da empresa de modo que, se qualquer dia precisar retornar a ela tenha a possibilidade de fazê-lo.

Maneiras corretas de se pedir demissão

De acordo com especialistas na área de gestão de recursos humanos das grandes empresas, saber pedir demissão de um emprego de maneira correta, para que as portas da empresa continuem abertas ao funcionário caso ele precise um dia voltar a trabalhar lá, não é tarefa muito fácil para alguns, e requer alguns cuidados especiais. Desse modo, os experts no assunto listaram algumas sutis atitudes que devem ser tomadas pelos funcionários no exato momento do pedido de demissão, entre elas estão:

  • Procurar a chefia imediata e expor de modo verdadeiro o real motivo do pedido de demissão;
  • O profissional deve agradecer a seu chefe no momento do pedido de demissão as oportunidades oferecidas, e todo o conhecimento que adquiriu ao longo do tempo naquela organização empresarial;
  • Se o funcionário em algum momento do trabalho que realizou na empresa tiver algum tipo de discordância com seu chefe, o momento da demissão é a hora certa de esclarecer possíveis mal-entendidos, pois nunca se sabe se a pessoa precisará de alguma referência profissional que seu antigo gerente poderá lhe dar;
  • Outra maneira correta de pedir demissão de um emprego é colocar-se sempre à disposição da empresa para futuros projetos profissionais. Além disso, o funcionário deve comunicar que dentro do possível estará disponível para treinar o novo profissional escolhido para ocupar seu antigo cargo.

Como pedir demissão

Considerações finais

Sempre ao pedir demissão da empresa em que trabalhou, o profissional deve estar atento à dinâmica do mercado de trabalho e saber que algum dia, poderá precisar voltar ao mesmo cargo antes exercido. Desse modo, o pedido de demissão deve ser feito de modo que ele tenha sempre a possibilidade de retornar, caso precise.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print