Como ler partituras

Se você é um dos muitos que gostariam de saber como ler partituras e assim tocar melhor seus instrumentos musicais, pode encontrar muita informação sobre esse assunto na própria Internet. Websites como o Cifras.com.br e AcademiaMusical.com.pt apresentam algumas informações básicas que podem interessar-lhe. Abaixo, alguns trechos selecionados desses e de outros websites que tratam sobre o assunto.

A extensão exata do tempo subordina-se à velocidade da música, porém regularmente se deve olhar a relação: 1 Semibreve = 2 Mínimas, 1 Semínima = 2 Colcheias, etc. Uma nota inclusive tem possibilidade de ser complementada por sinais como: Na partitura há cinco linhas e quatro espaços notórios e mais espaços e linhas suplementares superiores, para notas mais agudas, e inferiores, para notas mais graves.
Fonte: https://www.cifras.com.br/tutorial.htm?cod=como-ler-partituras_6

E você, amigo aprendiz do mundo da música não pode esquecer, claro, de comprar um bom caderno de partituras, que já possui as linhas pautadas para tal finalidade! Assim ficará muito mais fácil de escrever e posteriormente ler suas partituras.

A nota que divide as duas claves é o Dó central. Este Dó é de extrema essência na execução da partitura, corresponde à tecla de Dó central no piano, e diz-nos que é por meio dali que tocamos as notas com a mão direita ou com a mão esquerda. O Dó central é a nota com um traço entre as duas pautas A linha que vemos neste dó chama-se linha suplementar. De maneira que a pauta é feita exclusivamente com cinco linhas, e possuímos mais notas que as linhas e espaços juntos, se precisarmos de tocar notas mais agudas que a ultima linha e espaço da pauta,começamos a compor as notas com um traço e continuamos adiante, constantemente a por uma linha, um espaço, uma linha, um espaço.
Fonte: http://www.academiamusical.com.pt/mostrar.php?idd=23

Aqui, já são algumas lições para quem está aprendendo a ler partituras para tocar piano – muitas pessoas que buscam ler partituras o fazem por estarem aprendendo a tocar tal instrumento, mas é importante lembrar que partituras podem ser executadas em qualquer tipo de instrumento, até mesmo em uma gaita.

Sabendo que uma semibreve equivale 4 tempos, a mínima terá a metade do valor da semibreve e a semimínima terá metade do valor da mínima e consequentemente por diante.Veja o exemplo no desenho abaixo: Enfatizando o Dó central está no centro do seu teclado. É uma tecla branca antes de duas teclas pretas. Este Dó serve de ponto de partida para nomear e localizar as notas tanto da mão direta quão da mão esquerda.
Fonte: http://sites.google.com/site/violaogratis/como-ler-partituras

E abaixo um vídeo sobre o assunto publicado no YouTube, para sua apreciação:

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print