Como ganhar dinheiro com blogs?

Talvez você já tenha pensado, em algum momento, sobre a sua necessidade de ganhar dinheiro e procurou algum meio de consegui-lo. Há inúmeras formas, mas não se engane: nenhuma delas significa ganhar dinheiro sem esforço. Entretanto, se você está pronto para a empreitada e vai realmente arregaçar as mangas, saiba que há várias oportunidades, muitas delas na Internet.

Você pode até ficar descrente no início quanto à possibilidade de ganhar dinheiro na Internet, mas não se engane, já há muitas pessoas ganhando dinheiro nela, de várias formas diferentes. Por meio de lojas virtuais, prestando serviços de consultoria, desenvolvimento de websites e algumas já sabem como ganhar dinheiro com blogs. Apesar da expressão, não acredite que basta criar um blog, escrever alguns poucos artigos e em breve estará ganhando rios de dinheiro.

Há várias formas de ganhar dinheiro por meio de blogs, mas abordarei uma aqui bastante objetiva e simples para quem está começando: ganhar dinheiro por meio de publicidades. Há vários sistemas de anúncios que podemos utilizar em nossos blogs, sistemas como o Google Adsense, o Hotwords, UOL Afiliados e vários outros programas de afiliados específicos de lojas virtuais como o Compra Fácil, Submarino, Americanas e Extra.

Mas antes de registrar um domínio, adquirir um serviço de hospedagem, instalar um gerenciador de conteúdo, configurar as propagandas e começar a publicar artigos, você precisa saber como escolher o nicho certo para atuar. Nicho é como denominamos uma “fatia do mercado”, um determinado assunto de interesse de um público. Deixe-me explicar melhor, há várias áreas (ou grande nichos), como nutrição, saúde, dinheiro, esportes, televisão, cultura, etc. Dentro de cada uma dessas áreas, podemos encontrar sub-áreas ou nichos. Na área de nutrição, por exemplo, poderíamos citar nichos como “perder peso”, “distúrbios alimentares”, “nutrição infantil”, etc. E por experiência própria sei que certos nichos são mais rentáveis (e consequentemente mais competitivos) que outros.

Sua primeira missão, então, é identificar um bom nicho onde possa atuar. Um bom nicho:

  • Possui uma boa procura por parte de lojas e empresas que precisem divulgar seus produtos;
  • Possui uma boa busca por usuários em motores de busca;
  • Possui uma baixa concorrência nos motores de busca;
  • É aquele que você conhece muito sobre o mesmo ou possui interesse em aprender sobre o mesmo.

O último ponto é muito importante, afinal de contas, quando falamos em ganhar dinheiro com blogs, não é com somente cinco ou dez artigos que começaremos a ganhar algum dinheiro realmente relevante, geralmente é com setenta, cem ou mais artigos! Sendo assim, antes de qualquer coisa, faça uma boa pesquisa dentre vários possíveis nichos de seu interesse e identifique aqueles que satisfazem também os outros três primeiros pontos, assim você poderá evitar “dar um tiro no próprio pé”.

Após todo esse trabalho de seleção de nicho e configuração inicial do blog, vem outra tarefa muito importante: definir quais as palavras-chave mais relevantes daquele nicho que você poderá dominar nos motores de busca. A partir dessas palavras-chave, você poderá determinar quais artigos deveriam ser escritos e publicados em seu blog.

Escreveu e publicou seu artigo, acha que terminou seu trabalho? Não mesmo! Agora vem a parte do marketing, pois você quer que o máximo de pessoas visitem o seu blog, não? As estratégias de marketing digital podem ser das mais variadas, desde enviar um e-mail aos seus amigos comentando sobre seus artigos (esperando que estes também repassem para seus amigos) quanto a criação de contas de usuário nas mais diversas redes sociais onde poderá divulgar seu blog bem como cada um de seus artigos.

Enfim, pode-se perceber que há muito trabalho pela frente, mas blogs podem ser, definitivamente, uma boa estratégia para ganhar dinheiro, desde que se saiba de antemão no que estará trabalhando!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print