Como Funciona o Curso de Engenharia Naval

Como Funciona o Curso de Engenharia Naval

Para a grande maioria das pessoas que desejam escolher uma carreira profissional para seguir, existe uma variedade de atuações profissionais que devem ser conhecidas para que elas possam tomar uma decisão consciente no momento da escolha da carreira. Um exemplo clássico é a área de engenharia. Os estudantes já tem uma idéia mais ou menos do que é estudado em curso de engenharia mas e a engenharia naval? Do que essa ciência trata, qual o principal foco de seu estudo e como os profissionais podem atuar de forma satisfatória como engenheiros navais?

Definição da Engenharia Naval

A engenharia Naval pode ser definida como  área da engenharia que cuida da manutenção das embarcações, dos projetos que devem ser realizados, e na construção de estruturas que ficam nos oceanos e todos os equipamentos que serão necessários para mantê-las. Segundo as pessoas que já exercem a carreira de engenharia naval por muito tempo, ela é considerada uma ciência mais completa onde os engenheiros podem testar todos os seus conhecimentos e onde a prática é fundamental para a formação dos bons profissionais.

Como funciona o Curso para Engenheiros Navais

A graduação na área  de engenharia naval tem um período de cinco anos de duração onde são estudados de maneira geral  os assuntos relacionados à Hidrodinâmica, Áreas de construção e como manter suas estruturas, Desenvolvimento de projetos pertinentes à área naval, Maquinário e estudo da logística de transportes através   do mar,entre outros. A pessoa que se gradua em engenharia naval tem a tarefa de dimensionar o formato e fazer uma projeção da estrutura dos equipamentos e motores dos barcos que serão utilizados para navegação, além de elaborar projetos para construção de navios e das estruturas onde ficarão as plataformas de petróleo no oceano. Para que ele consiga realizar essas tarefas com êxito deverá ter conhecimento especifico de diversas variáveis como por exemplo sobre o tipo e qual  a finalidade de embarcação que será utilizada, qual a distância que deverá ser percorrida, e qual o tipo de carga que ela irá transportar, entre outras.

Quanto aos projetos que devem ser desenvolvidos pelos engenheiros navais devem incluir um estudo detalhado da viabilidade econômica pois não adianta nada fazer projetos acima das possibilidades do orçamento dispensado. Além disso deve levar em conta a forma , o calculo e as corretas dimensões  das estruturas e dos equipamentos que deverão ser utilizados naquela construção. O Engenheiro naval atua na supervisão dos operários e dos técnicos em navegação cuidando para que seus projetos sejam bem executados. Vale ressaltar que o curso de engenharia naval privilegia os estudo na área de plataformas de petróleo e construção de navios, porém existe a possibilidade do aluno cursar outras disciplinas que são optativas com temas relacionados a construção de lanchas ou veleiros (Náutica), construções  de  embarcações ou de materiais compostos. Para os que se interessaram é só escolher uma boa universidade e estudar muito.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print