Como fazer uma boa redação

Todo ano é sempre aquela mesma história: cursinho, vestibular e, para os felizes, finalmente a faculdade. Se você se encontra agora na “fase do cursinho”, então já sabe quão importante é ter uma boa, não, uma incrível redação no dia do vestibular. Mas, como conseguir isso? Fizemos uma pesquisa e aqui está a opinião de alguns especialistas sobre como fazer uma boa redação no dia de sua prova:

Segundo Arlete Salvador, escritora do livro “Como escrever bem para o Enem – Roteiro para uma redação nota 1.000” (Editora Contexto, 2013), obter uma redação não é algo que se consegue da noite para o dia. “O estudante não vai adquirir na hora da prova um jeito de elaborar melhor sua redação se não tiver nenhum exemplo de embasamento”, recorda.
Fonte: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/23/guia-de-estudos-aprenda-a-fazer-uma-boa-redacao-em-dez-passos.htm

Em outras palavras, preparação é muito importante – e não adianta pensar que na última semana antes do vestibular você conseguirá o “milagre” de melhorar suas capacidades em escrita!

Num contexto, precisamos resguardar-se de repetições, a não ser que sejam intencionais. “Devemos resguardar queísmo, que é a repetência do ‘que’, o gerundismo, repetência do gerúndio, na hora em que se coloca verbos que findam em ‘endo’, ‘ando’, ‘indo’; e especial cautela para afastar o eco, que é a rima na prosa, repetência desagradável de sons iguais”, destacou a professora. Ainda é fundamental não falar de novo e de novo certas palavras como o “mas”. “Ele é descomplicadamente substituído ou eliminado. Especialmente eliminado assim que a intenção é atenuar um tempo vasto, dividindo em períodos médios ou curtos”, finalizou.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/11/para-fazer-uma-boa-redacao-e-necessario-evitar-trava-linguas.html

Enfim, meu amigo, você não é papagaio para o tempo todo repetir a mesma palavra! Sua redação é o local certo para demonstrar quão vasto (e bem empregado!) é o seu vocabulário.

Não distraia, o artigo precisa guardar unidade, por mais prolongado que seja. Você precisa traçar uma linha coerente do começo ao final do artigo. Não deve abster-se de vista tal trajetória. Sendo assim, bastante precaução no que escreve para não se diminuir e sair do tema. Apagar o desnecessário é um dos métodos para não se reduzir. Para não errar, utilize a seguinte sequência: entrada, argumentação e desfecho da opinião.
Fonte: http://www.coladaweb.com/redacao/como-fazer-uma-boa-redacao

Então se você se preparar consistentemente ao longo do ano, resguardando-se de repetições e mantendo a unidade do texto, sua coerência em relação ao tema abordado, sua redação será um sucesso!

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *