Como criar o seu próprio blog

Olá! Então você está interessado em criar um blog?

Legal! Sobre o que será seu blog?

Diferentemente do que ocorreu há uns quatro anos atrás, quando blog era sinônimo de diário de adolescente, vivia lotado de inutilidades, fatos do dia-a-dia e fotos do autor em inusitados momentos, hoje blogs são considerados meios de comunicação mais personalizados que aqueles oferecidos pela mídia tradicional, como a TV e o rádio, por exemplo.

Por meio de blogs, a informação navega de forma rápida, trazendo a opinião de vários “especialistas”.

Se eu quero ler sobre marketing de busca, por exemplo, com certeza vou encontrar um blog especializado no assunto. Se eu quero ler sobre ciência e tecnologia (outro exemplo), eu posso procurar o blog do Giga Mundo, não?

E como você está interessado em criar um blog, esteja atento a algumas observações:

  • A tecnologia pode até acrescer vantagens e desvantagens, mas, no fim, é você quem vai atualizar, escrever, publicar, moderar e divulgar. Em outras palavras, é você quem faz a diferença;
  • Atualizações freqüentes e em linguagem agradável garantem que o leitor, atraído pelo conteúdo, voltará;
  • Persistência é a chave para o sucesso de qualquer empreitada. Mesmo que seu blog seja somente um hobby, é necessário que você seja persistente. Muitas pessoas começam a escrever excelentes blogs, mas, no meio da jornadam, desistem. Infelizmente a Internet parece um cemitério de blogs e sites que tinham tudo para serem excelentes, mas que foram abandonados ao longo do percursos;
  • Escreva sobre aquilo que você faz ou gosta. Às vezes alguém pode querer escrever para o seu blog pensando que ganhará muito dinheiro. Não se engane com as histórias de “jovens que ficaram milionários da noite para o dia com a Internet”, pois os únicos que ganham dinheiro com isso são jornais e revistas que vendem tais edições aos leitores crédulos”. Sendo assim, escreva sobre algo que lhe agrade e conheça. O leitor quer “ouvir a palavra de um especialista”. Gosta de automóveis? Que tal um blog sobre automobilismo? Não perde uma partida de futebol? Um blog sobre esportes pode ser “a sua cara”.

Após decidr sobre o que seu blog tratará, você terá várias opções para a criação de seu blog. Duas opções bastante conhecidas são o Blogger (antigo Blogspot, comprado pelo Google) e o WordPress.

No caso da primeira opção, você terá que acessar o site http://www.blogger.com, criar uma conta (ou usar a conta associada ao seu gmail) e então criar um novo blog, especificando um título, nome para endereço (url), áreas de interesse, etc. Seu blog poderá ser acessado como http://.blogspot.com ou http://.blogger.com. Meu antigo blog, por exemplo, está disponível em http://gamedevblog.blogspot.com.

Já quanto à segunda opção (o sistema WordPress), você pode adotá-la de várias formas diferentes. Uma delas é criando seu blog no domínio http://www.wordpress.com , e você terá um blog cujo url será http://.wordpress.com .

A segunda possibilidade é a instalação do sistema WordPress (que é gratuito e open source) em seu próprio domínio. A instalação não é complicada e, se preferir, você pode escolher um servidor de hospedagem que facilite ainda mais essa tarefa. Meu blog é hospedado na DreamHost, por exemplo, que oferece a instalação do WordPress no modo “one-click install”, bem fácil e rápido.

Pelas últimas palavras, já dá para perceber que, além de escolher o sistema a usar, você poderá precisar adquirir uma hospedagem e domínio. No caso do Blogger ou de criarmos nos WordPress,com, você terá a hospedagem e domínio (na verdade, um subdomínio). Mais você pode querer comprar seu espaço para ter maior flexibilidade possível: foi o que eu fiz. 🙂 Posso subir qualquer arquivo pelo meu FTP, mudar o template, alterar os menus à vontade, etc.

Após criar, você vai estar com uma página inicial vazia (ou contendo uma mensagem de boas vindas automática).

Aconselho primeiro criar uma mensagem de boas vindas decente, falando sobre o que o blog falará. Além disso, crie ao menos dois ou três tópicos sobre temas interessantes.

Se for ter categorias, crie-as imediatamente. Mude um pouco a “cara default” com que o blog foi criado e, aos poucos, deixe-o cada vez mais parecido com o que você quer.

Pronto! Agora sim você pode enviar emails aos seus amigos e parentes falando do seu novo blog! 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

53 comments

  1. keyssilanne says:

    ???
    O meu blog vai tratar de mim!

  2. keyssilanne says:

    O meu blog vai ser do meu jeitinho…
    vai falar sobre coisas minhas tipo:
    meu hobby,diverssãO,brincadeiras,fofocas e etc.

    se gostarem é só comentar ok!

  3. admin says:

    Olá, keyssilanne, tudo bem?

    O seu blog pode falar sobre o que você quiser, até mesmo de você! Pode ter certeza que blog de pessoas famosas rendem muitas visitas e, assim sendo, a alegria do blogueiro, só por ser daquela pessoa e falar dela mesma. Claro, nós que não somos famosos somos melhores então quando falamos de assuntos que nos interessam e interessam a outras pessoas também.

    Você pode fazer seu blog falando de seu hobby, por exemplo, sobre brincadeiras, jogos e muita diversão.

    Tenho certeza de que será um ótimo blog. 😀

    Não se esqueça de nos dizer depois qual o endereço do seu blog para que possamos visitar, ok? 😉

  4. larissa says:

    quero fazer meu propio blog com minhas fotos

  5. admin says:

    Olá, Larissa, tudo bem?

    Se você quer criar um blog para publicar suas fotos, temos várias opções:

    • Criar um conta em algum site de publicação de fotologs. Se bem me lembro, o UOL possui um, mas é só para quem é usuário UOL, mas há vários por aí!
    • Criar seu blog em um site como o http://www.wordpress.com ou http://www.blogspot.com.

    No Brasil, estes são os dois mais citados (e provavelmente usados) portais de blogs. Você cria facilmente uma conta de usuário e começa a blogar. Ambos possuem muitos recursos, mas eu sou mais favorável à plataforma WordPress. Tanto é que os meus blogs utilizam-se desta (mas como já deve ter reparado, eles não são contas minhas no WordPress.com, na verdade eu pago por um serviço de hospedagem e adquiri meus próprios domínios, algo que eu lhe aconselharia se você estivesse focando algum tipo de negócio rentável com o seu blog, mas como me parece ser para uso pessoal mesmo, não é muito interessante).

    Um abraço e, se precisar de alguma ajuda, é só falar aqui, ok? 😉

  6. caique says:

    para te descontrair da vida
    e faser novas amisades

  7. caique says:

    o meu blog vai se tratar de futebol
    e curiosidades^^

  8. christian says:

    monta mel propri jogo on para todo jogar mu flygg

  9. gilmar says:

    eu quero saber sobre o futebol
    sobre o corinthans

  10. gilmar says:

    salve vc tem informasão sobre o
    corinthans
    quando tiver me fala

  11. […] Da mesma forma, como já havia comentado um pouco sobre a web 2.0, a importância dela como revolucionária no sentido de que mudou como a comunicação é feita pela Internet bem como as ferramentas que dispomos para participar dela; após isso, comentei sobre a revolução que os blogs vêm promovendo, bem como o caminho que você pode seguir para criar o seu blog. […]

  12. Anderson da Silva Gonçalves says:

    ñ sei se continuo como colunista do rd1 audiência, blog q participo, ou se faço o meu próprio blog, q tenha a minha cara!
    caso eu o faça, será um blog bem diversificado e humorado. com temas interessantes, e muuuita critica! só ñ sei se teria tempo pra ele, já q gostaria de eu mesmo escrever as minhas matérias, e leva tempo d+. seria bem diferente do qual participo agora. um blog, digamos assim, menos popular, então ñ sei seria bem visitado, mas ñ me importa, deis de que seja o meu robby!
    valeu pelas dicas! se eu me decidir por criá-lo, volto aqui pra saber como fazer isso.

    abraços!

  13. admin says:

    Olá Anderson, tudo bem?

    Acredito que você pode continuar como colunista e também criar o seu próprio blog, esta é a melhor forma de tirar sua dúvida, pois se com o tempo você perceber que o que lhe interessava era realmente atuar somente como colunista do RD1, você não terá aberto mão disso, da mesma forma, se você perceber aos poucos que prefere continuar escrevendo para o seu novo blog, você pode ir dedicando mais e mais tempo a este.

    Aqui no Giga Mundo, por exemplo, comecei escrevendo até três vezes por semana, hoje escreve uma ou duas vezes! A diferença se dá não por desinteresse, mas sim porque tenho que conciliar as atividades daqui com as de outros blogs, bem como com meus empregos (estou quebrando recordes, praticamente mantendo três empregos sem contar os blogs e sites, mas já estou planejando sair de um deles, então conseguirei ao menos respirar 😉 ).

    Aos poucos, nós vamos descobrindo do que gostamos: minha paixão por escrever artigos em meus blogs é tamanha que isto para mim é mais uma diversão do que um emprego, apesar de que faço isso de forma séria e responsável, como qualquer outro trabalho! 😉

  14. eduardo says:

    eu quero criar um blog de um jogo mu para me di verti

  15. admin says:

    Olá, Eduardo!

    Se você está interessado em criar um blog por diversão, então aconselho que, se não tiver ainda a hospedagem, procure por algum serviço de hospedagem gratuito, como o http://www.wordpress.com ou o http://www.blogger.com .

    Por alguns motivos particulares, alguns amigos meus preferem o Blogger, mas sempre aconselho que se faça uma análise de ambos para determinar qual é o melhor para as suas necessidades.

    Provavelmente você irá querer fazer upload de imagens e vídeos, então analise qual deles possui melhor suporte para isso também, bem qual o espaço de hospedagem em disco que eles oferecem.

    Espero ter ajudado você. E boa sorte em sua empreitada! 😉

  16. Mr One says:

    Meu blog vai ser sobre tecnologia, ciencias, ocultismo e musica

  17. admin says:

    Olá Mr. One, tudo bem?

    Bastante diversificado esse seu blog, hein? 😉

    Quando o lançar, não deixe de nos comunicar, ok? Queremos ter o prazer de sermos os primeiros a aparecer por lá!

    Um abraço e até breve!

  18. walafe says:

    quero criar meu mu logo

  19. lucas says:

    quero faser meu blog

  20. Nayara says:

    quero muito criar um bolg quero muito fazer susesso na internet pur favor me ajuda air!!!!!

  21. Nayara says:

    se alguem puder vme ajudar me mande um e-mali para mu ajudar pode ser qulquer hora posso garantir q se alguem me ajuda vou ser grata pro resto da minha vida me ajuda air!!!!

  22. Nayara says:

    entre em, contato comigo

  23. admin says:

    Nayara, acabei de enviar um e-mail para você. Leia e me responda, ok?

    Lucas, fico feliz que também esteja interessado em criar um blog. Sobre o que você gostaria de falar em seu blog?

    Você sabe que identificar o que você gosta de falar ou fazer para então refletir isso em seu blog é um bom primeiro passo, não sabe? 😉

    Fale mais sobre o que pretendem fazer em seus blogs e o que está atrapalhando-os, isso ajuda a saber o que precisam fazer.

  24. VANESSSA says:

    SOBRE MIM
    O MEU BLOG

  25. AMANDA MARTINELLY says:

    eu quero um bolg,pq eu quero unir diversão musica conhecimento e tudo mais

  26. admin says:

    Olá Amanda, tudo bem?

    Excelentes escolhas como temas para seu blog, Amanda! Agora que você já escolheu os principais temas, nada melhor do que escolher um nome para ele e criá-lo já, não?

    Comece hoje mesmo seu blog e com certeza muitas pessoas vão querer ler e ouvir o que você tem a dizer, principalmente com assuntos tão interessantes quanto estes!

  27. lanna says:

    ola

  28. […] saber mais sobre criar o seu blog, você pode ler o artigo Como criar o seu próprio blog, publicado no Giga Mundo, mas se o fizer usando a hospedagem da DreamHost, não terá muitas […]

  29. i Gaby says:

    O meu blog vai falar sobre mim, na verdade vou dividir ele com minha prima

  30. sara cristina de olivera says:

    eu quero fazer isso

  31. eu quero faz isso pq eu gosto muito eu quero eu preciso

  32. nayane klebia says:

    esse site vai ser exclusivo para quem ta sem nada pra faser pois tera coisas suficientes.

  33. admin says:

    Olá Gaby, tudo bem? Desculpe-nos a imensa demora em responder-lhe! Infelizmente não tenho meu dia de 48 horas, então tenho que me desdobrar para cumprir tudo por aqui. 🙂

    Em breve planejo lançar um novo curso no Clube do Dinheiro ou mesmo aqui focado em quem quer ser blogger. Fique atenta! 😉

  34. admin says:

    @Sara:

    Olá Sara, tudo bem? Desculpe-me a demora em responder-lhe. Seu comentário de o de Nayane acabaram ficando “escondidos” entre outros e só agora os encontrei.

    Olha, se você quer realmente criar o seu blog, então não perca tempo! Vejo muitas pessoas que dizem que querem fazer algo, que falam seriamente sobre isso, mas que nunca saem do lugar!

    Elas dizem querer criar grandes blogs com grandes comunidades e muitas visitas, mas no fim das contas sempre adiam e me perguntam como eu consigo ter tantos visitantes no Giga Mundo. Simples! Em vez de somente ficar dizendo que um dia eu faria um blog, eu fui lá e fiz.

    O Giga Mundo já está em seu segundo layout, periodicamente faço melhorias buscando aplicar novos plugins e sempre estudo quais tipos de artigos interessam mais o meu público, mas nada disso é o primeiro passo: o primeiro passo é criar o blog!

    Você já se decidiu, agora não deve perder a oportunidade: você quer um blog seu e é isso que deve fazer. Ah, e jamais esmoreça – com determinação você pode moldar seu blog para ser como você quiser.

    @Nayane:

    Olá Nayane, tudo bem? O mesmo recado que passei para Sara eu lhe passo agora: se quer mesmo ver o seu blog no ar, comece hoje! Acredito que a cada vinte pessoas que pensam em ter um blog um dia, somente uma ou duas realmente criam o seu blog / site. Prefira estar no grupo dos que realmente fazem a coisa funcionar, não naquele onde somente dizemos “eu quero” mas nunca fazemos, ok?

    Força e sucesso para vocês duas! 😉

  35. rayane mendes says:

    bom eu qeria muito criar um blog so pra minhas colegas para tudo que elas pergutasem eu respondese me ajuda por favor

  36. admin says:

    Olá Rayane, tudo bem? Se você quer criar o seu blog, é realmente muito fácil!

    Já que você quer criar um blog com o intuito de discutir, conversar com seus amigos e colegas, então aconselho a criar um blog gratuito no Blogger, é muito fácil e você não precisará se preocupar com registro de domínio, hospedagem, instalação de softwares, etc.

    Releia nosso artigo e preste atenção ao que falo sobre o Blogger, depois, entre no link dele e dê uma boa olhada sobre como pode registrar seu usuário lá (é bom ter uma conta GMail para isso) e, seguindo alguns poucos passos, em menos de cinco minutos você já estará pronta para escrever seus artigos lá!

    E sucesso com o seu blog! 😉

  37. giovanna victória says:

    dicas de moda para cada ocasião

  38. giovanna victória says:

    quero criar meu blog mas não sei como faz

  39. giovanna victória says:

    quero criar meu blog mas não sei como faz no meu blog queria falar tudo sobre mim.meu signo, minha vida como me visto, e tanbem qual e meu estilo

  40. giovanna victoria says:

    quero criar meu blog com tudo falando sobre minha vida

  41. nayara ddd says:

    me manda lá no meu emeil para fazerum blog por fffaaavoorrr

  42. sirele cyrus says:

    Oi admin , tudo bom ?

    então . queria perguntar como eu faço para botar músicas , fotos e videos etc.
    e como deixar mt entereçante , pois , achei um pouco dificil . e nn consigo mexer !

    Obg .

  43. Will_Yeah says:

    Eu quero fazer meu blog falando sobre todos os tipos de video games e games que as pessoas se interressariam, então me dá um “help”

  44. Ana Beatriz says:

    quero criar um blog que de conselhos e que tenha jogos etc.

  45. Ana Beatriz says:

    Quero um blog legal

  46. Ana Beatriz says:

    Quero fazer um blog como isso é possivel?

  47. Ana Beatriz says:

    quero respostas

  48. Ana Beatriz says:

    quro blog quero blog mas como criar me ajudem ou vou ficar na mão entenderam?

  49. julia says:

    eu quero muito fazer o meu blog para falas sobre justin bieber

  50. ENEIAS SANTANA says:

    preciso de criar meu blog por que eu vivo de fazer emprestimo bancario e vendo passagens aéreas e penso que se eu tiver um blog abrirá um link maior para meus negócios mais se vc que tem mais esperiencia que eu em blog se ver que isso sera uma visão frustrada seja sincero e me responda vc pode ou não me ajudar a criar um blog ou vc não aconselha que eu faça isso obrigado e desculpa-me por estar lhe encomodando.

  51. Brunno Raphael Martins De Oliveira Santana Mayschinnt says:

    Olá o meu nome e Brunno Raphael eu sou Brasileiro sou da Bahia (Vitoria da Conquista) tenho 13 anos, o meu blog e sobre a vida dos famosos todas as preferências dos famosos só que eu não sei criar um blog Opa Por Favor Por obséculo alguem pode mim ajudar por favor? quem estiver afim de mim ajudar com o meu Blog vou deixar meu endereços aqui ok.
    [Dados pessoais removidos pela administração, a fim de evitar spam]
    o meu blog eu vou falar sobre cantores famosos e atores e atrizes cantores tipos : Luan Santana, Justin Bieber, Restart, Beyonce, Rihanna, Lady GaGa e.t.c
    Atores e atrizes como: Reynaldo Gianicchini, Caio Castro, Rafael Cardoso e.t.c então quem tiver interesse de mim ajudar no blog por favor mim procure nos endereços lá em cima.
    Muito Obrigado pela sua atenção!
    Agradecimentos de : Brunno Raphael Martins de Oliveira Santana Mayschinnt

  52. […] Hoje eu estava (finalmente!) revisando e publicando os comentários do Giga Mundo. Como de costume, começo revisando e publicando os comentários dos artigos mais comentados, já que é onde há um maior número de dúvidas, o que me levou desta vez ao artigo Como criar o seu próprio blog. […]

  53. […] uma pessoa que tem o blogging como sua profissão, você pode achar interessante ler nossos artigos Como criar o seu próprio blog e Eu devo criar um blog para o meu negócio? que podem servir-lhe de ponto de partida para muitas […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print