Como apoiar os pequenos negócios?

Quem observa o mercado brasileiro está vendo um movimento fantástico quando se fala na formação de micros e pequenas empresas. Atualmente, elas representam cerca de 99,2% das empresas nacionais e empregam cerca de 60% da população economicamente ativa brasileira, o que justifica a devida atenção que elas merecem. Entretanto, nem sempre elas conseguem a devida atenção e recebem apoio à altura para que prosperem e ampliem-se. Para tal, elas precisam de apoio de governos, instituições financeiras e também da própria comunidade em que está inserida. Neste artigo, comentaremos sobre a importância do apoio na gestão bem como financeiro.

Uma das formas de reduzir-se a mortalidade dos pequenos negócios, sejam eles formais ou informais, é oferecendo-lhes mais informações e treinamento tal que possam estar melhor preparados para o atual mercado, tão competitivo como ele é. No Brasil, alguns órgãos buscam oferecer tais serviços para as pequenas e médias empresas, como o SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas.

Outro ponto a se observar quando falamos dos pequenos negócios é quanto à oferta de crédito aos mesmos. A fim de que possam melhor desenvolver seus empreendimentos, os pequenos empresários precisam de acesso a amplo crédito a taxas de juros mais baixas, o que poderá não somente ajudar aqueles que já possuem negócios, como também poderá impulsionar o surgimento de outros novos.

Apoiar a formalização e amadurecimento dos pequenos negócios pode ser uma estratégia fundamental, principalmente quando estamos falando dos pequenos municípios, aqueles com população menor que 500.000. Talvez quando seus governantes entenderem e apoiarem mais esses negócios poderemos ver um melhor crescimento econômico daquelas regiões.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print