Como anunciar no Google o seu produto?

Se você possui uma loja que comercializa bens ou presta serviços e está interessado em fortalecer sua marca na Internet e conquistar novos clientes, é bem provável que já esteja prestando atenção nos números conquistados por certos programas de publicidade, como o Google Adwords. E se você ainda não está atento a isso, bem, você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de aumentar o seu faturamento por meio de um dos sistemas de publicidade onde maior controle você poderá ter sobre seu orçamento bem como sobre a forma de veiculação de seu anúncio.

O sistema de anúncios publicitários do Google Adwords funciona por meio do famoso PPC, isto é, pay per click, o que significa que você somente efetuará um pagamento se houver um clique em seu anúncio. Sendo assim, mesmo que seu anúncio seja divulgado dez mil vezes, caso não haja um único clique sequer, então você não precisará pagar nada. Isso é bom, pois é uma forma de pagar somente por ações de marketing realmente efetivas.

Outro aspecto importante e que devemos prestar muita atenção quando participamos do programa Google Adwords é quanto à forma como os custos por clique são estabelecidos. Funciona em um sistema baseado em qualidade x lance. Vamos supor que quatro anunciantes desejem anúncios vinculados a uma mesma palavra-chave, cada um deles receberá um score de qualidade, isto é, uma pontuação que aponta a afinidade entre seu negócio e aquela palavra-chave. A esse score é multiplicado o valor do lance de cada anunciante. O segundo valor mais alto obtido será aquele empregado na operação, então se o vencedor for o score 5 com lance R$ 0,50, então a pontuação vencedora foi 2,50. O valor que cada um dos interessados deverá pagar por clique (claro, se desejarem) será então a pontuação alcançada dividida pelo seu próprio score, desta forma, quem possui maior score de qualidade pagará menos. Sendo assim, uma estratégia para pagar um menor valor por clique é escolher palavras-chave fortemente relacionadas com o seu negócio, que inclusive deverão converter mais facilmente em vendas!

Aqui, deve-se tomar cuidado com o orçamento estabelecido diariamente – se estabelecer um limite muito alto ou mesmo não estabelecer limite, é possível que grande parte do seu orçamento mensal seja gasto antes mesmo de conseguir realizar ajustes às suas campanhas a fim de ter melhor aproveitamento – o que é muito importante, afinal de contas, nem todo clique se converterá em vendas e você precisa otimizar ao máximo o uso de seus recursos.

Enfim, de forma similar a muitas táticas de marketing, é importante estabelecer um orçamento mensal, a partir dele configurar seu orçamento diário, definir quais as palavras-chave que poderão ter melhor retorno e então testar, testar e testar. É bem provável que, amanhã, você encontre palavras-chave melhores do que aquelas utilizadas hoje, então não deve acomodar-se só porque está tendo um bom retorno! Lembre-se, claro, de comparar os resultados aqui obtidos aos provenientes de outras táticas de marketing – táticas que não trazem retorno financeiro deveriam ser interrompidas. E então, já sabe como anunciar no Google o seu produto?

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print