Como alcançar o sucesso financeiro em cinco passos

Você quer alcançar o sucesso financeiro? Você está realmente pronto para ganhar dinheiro? Está decidido a entrar no jogo do dinheiro e sair dele como vencedor? Mas… você está preparado para isso?

Estas perguntas são essenciais, pois muitos acreditam que o segredo para ficar rico é somente ganhar dinheiro, mas não é. O maior segredo é, na verdade, a educação financeira, isto é, o quanto você sabe (e põe em prática!) sobre como lidar com o dinheiro, assuntos financeiros e oportunidades em geral.

O fim do clichê escola-trabalho

Muitos seguem o clichê “vá para a escola, tire boas notas e arranje um bom emprego”. Isso pode até garantir-lhe algum conforto, uma vez que você espera que um emprego estável lhe garanta o necessário para viver hoje e uma aposentadoria digna amanhã. Entretanto, consultores financeiros como Robert Kiyosaki e Harv Eker possuem uma opinião contrária a esta.

Experimente dizer a alguém que essa ideia está errada e você ouvirá mil e uma razões sobre por que esse é o “caminho certo a seguir”. Mas, compreenda que não estamos falando que é errado fazer isso, somente estamos dizendo que isso não lhe garantirá a independência financeira que você pode almejar!

Reflita um pouco: quantas pessoas você conhece que seguem essa ideia? Quase todas! E quantas delas são ricas? Poucas, quase nenhuma! Bem, se este fosse realmente o melhor caminho para enriquecer, com certeza teríamos mais pessoas ricas, já que todos fazem isso, não concorda?

Entretanto, não nos interprete mal! Não estamos dizendo que estudar ou ter um bom emprego é ruim. Pelo contrário, nós do Giga Mundo defendemos a importância da educação até o fim! O que nós estamos falando aqui é que falta um algo mais nesta fórmula.

A maioria de nós segue este preceito e não percebe que esse modelo de educação e trabalho encontra-se defasado (na verdade, é do interesse de uma minoria que a maioria continue sem perceber quão defasado está esse modelo, segundo você pode ler em A Conspiração dos Ricos), necessitando urgentemente de uma reforma. E agora, qual será a solução?

Talvez algumas mudanças de comportamento e melhoria no aprendizado sejam as palavras-chave.

Bem, antes de falarmos os cinco passos, que tal tentarmos reescrever essa frase?

Escola e trabalho como diversão, desafio e oportunidade!

Que tal: “vá para a escola, compreenda a importância e conexão que há entre as coisas, aprenda coisas de seu interesse, tenha uma boa educação financeira e explore boas oportunidades de negócios (como empregado ou empregador)” ?

Perceba que não incluí somente a importância da educação financeira, pois não adianta ensinar-lhe sobre dinheiro e não fazer a devida ligação entre os assuntos estudados na escola, assuntos financeiros e o mundo dos negócios. Que tal associarmos tudo ao fato de que o aprendizado direcionado aos interesses da pessoa torna-se divertido e desafiador na medida em que ele pode aplicá-lo no mundo dos negócios, onde poderá explorar novas oportunidades e mensurar, assim, sua experiência?

Desta forma, não menosprezamos o aprendizado de matemática, língua portuguesa ou inglesa, literatura, biologia ou qualquer outra disciplina, mas sim, aliamos todos eles a fim de compreender como eles serão úteis para o desenvolvimento da pessoa, futuro empreendedor de sucesso, que terá então as ferramentas certas para encontrar temas e oportunidades de sua importância.

O jogo do dinheiro já começou!

Todos nós estamos no jogo do dinheiro e, como costumo dizer, o saldo de nossas contas bancárias são a nossa pontuação. Aprenda as regras desse jogo e com certeza o sucesso será seu (ao menos sua “pontuação” crescerá 😉 ).

O jogo já começou e eu acredito que, se você leu até aqui, está realmente interessado e ávido por aprender novas ideias que possam ajudá-lo em sua jornada.

Após leitura, tentativa-e-erro, novas oportunidades de negócios e muita conversa animada com outras pessoas que também buscam o sucesso, o Giga Mundo identificou cinco fatores apontados e experimentados por aqueles que alcançaram o sucesso. Bem, estes podem ser, então, os seus cinco passos para o sucesso financeiro:

Passo #1: Invista em si mesmo o tempo todo!

Se você acha que não precisa mais estudar, se sua única fonte de informação é o telejornal e espera sucesso na vida assim, esqueça! Você não está criando o seu destino, remando na direção certa. Você está em uma jangada, em alto-mar, rezando para que ela vá para algum lugar!

Seu aperfeiçoamento deve ser contínuo e ininterrupto. Esteja aprendendo sempre, desta forma, perceberá e aproveitará melhor cada oportunidade em sua vida.

Na verdade, poderíamos resumir todo o sucesso, tanto no campo social quanto profissional simplesmente em torno deste passo – se você aprender e executar bem este, os demais passos deveriam surgir naturalmente como resultado de seu auto-aperfeiçoamento.

Muitas pessoas reclamam que não conseguem progresso em seus empregos ou negócios, mas não querem aprender. Isso acontece porque elas encaram a prática da educação como sendo corretiva, isto é, como algo a ser feito para corrigir um erro (o fato de não saber algo) na pessoa.

Aprender deveria ser considerado um ato de dar-se a chance de superar novos desafios e, assim, alcançar novas posições, que pode signifiar o progresso em um emprego ou negócio ou mesmo levar a pessoa a perceber que atua em um campo que não é o melhor para ela, permitindo-a assim escolher outra área onde poderá crescer livremente.

Para que você tenha um pontapé inicial sobre o que deveria estudar, posso indicar-lhe o nosso artigo Dez artigos para melhorar a sua vida profissional.

Se você, ao ler isso, lembrou que está adiando a “leitura daquele livro” ou a “participação em um curso” há muito tempo por seja lá qual motivo for, então já sabe o que deveria começar a fazer hoje mesmo. E por falar em hoje…

Passo #2: Planeje e execute hoje!

As pessoas possuem o péssimo hábito de adiar tudo aquilo que sabem que lhe será bom mas que pode tomar tempo ou algum recurso (apesar de seus efeitos serem muito benéficos!).

Se você ainda está a ler este texto (e está, caso contrário não teria como saber que eu escrevi isso! Dã!), deve assumir hoje um compromisso consigo mesmo – parar de procurar desculpas para adiar suas iniciativas e, portanto, suas oportunidades de sucesso, e começar a planejar e executar hoje.

Pense bem: quantos planos e empreendimentos que poderiam ser excelentes jamais saíram “da gaveta”? Pratique então este exercício: escolha uma daquelas suas boas ideias que você mandou “para a gaveta”, tire-a de lá, replaneje-a e pense como você pode pô-la em prática agora, com os recursos (tempo e dinheiro) que dispõe no momento.

Se isso funciona? Você só saberá quando o fizer. Se isso funcionou comigo? Bem, se eu estou lhe indicando isso é porque comigo funciona o tempo todo, não? 😉

Não deixe a sorte definir quando algo bom irá lhe acontecer, faça acontecer hoje!

Passo #3: A regra “ganhe mais, gaste menos e invista melhor” deve ser o seu alicerce

Algo simples, óbvio e que todo mundo fala. Engraçado que poucos praticam isso – e posso afirmar baseado em análise das pessoas que estão ao meu redor.

Harv Eker, autor de Os Segredos da Mente Milionária, fala da importância da simplificação, isto é, adoção de um estilo de vida mais simples, menos custoso e portanto mais fácil de manter, como um dos princípios importantes para quem busca alcançar a independência financeira.

Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, também aponta a importância da simplificação como uma forma de conquistar mais facilmente seus objetivos financeiros.

Robert Kiyosaki em sua mais recente obra, The Rich Conspiracy (citado aqui anteriormente como A Conspiração dos Ricos), fala que saber gastar é mais importante que saber economizar, referindo-se ao fato de que saber como gastar, isto é, saber como melhor investir seu dinheiro, pode ajudá-lo a ganhar mais dinheiro, enquanto que o simples fato de economizar dinheiro não significa que se está a ganhar dinheiro.

Sendo assim, se as minhas palavras não forem suficientes para indicar-lhe a importância desta regra em sua vida financeira, espero que estes três grandes nomes da área de consultoria financeira sejam suficientes para provar-lhe que você deve, hoje mesmo, começar a repensar como você lida com o seu dinheiro.

Aqui, posso indicar-lhe nosso artigo Como sair do vermelho e fazer meu dinheiro render? que, apesar do título, não é útil somente para quem está com problemas financeiros, mas para todos aqueles que querem aprender quais podem ser seus primeiros passos em direção a uma boa educação financeira.

Passo #4: Explore seus talentos

Esta dica é um tanto recente aqui no Giga Mundo, pois apesar de inconscientemente sabermos como isso é importante, geralmente não damos a devida atenção ao assunto. É a leitura de Descubra Seus Pontos Fortes, obra de Marcus Buckingham e Donald Clifton, que me fez perceber que se não explorarmos nossas habilidades natas, nossos pontos fortes, não conseguiremos ir muito longe, pois crescemos profissionalmente muito mais rapidamente quando nos aperfeiçoamos naquilo que somos melhores e gostamos realmente do que quando estamos somente a corrigir nossos pontos fracos, a “apagar incêndios”.

Perceba com isso que não estou dizendo-lhe que não deve corrigir suas fraquezas! Deve corrigi-las, mas só conseguirá crescer de verdade desenvolvendo-se naquilo que lhe é mais natural, pois é isso que o fará destacar-se em relação aos outros.

Comparando com o meu dia-a-dia, percebo que de todas as diversas atividades que eu desenvolvia, acabei por concentrar-me naturalmente naquelas  em que melhor consigo empregar os meus pontos fortes e, quanto mais faço isso, mais sou elogiado em minhas atividades pela competência e eficiência. Assim, consigo crescer profissionalmente de forma mais acelerada.

Você pode ler mais sobre isso em nosso artigo Explore seus pontos fortes.

Ficou empolgado com tudo isso? E deveria ficar mesmo, pois estamos falando de melhor aproveitar as oportunidades em prol de seu sucesso! Entretanto, cuidado para que outros não tentem desanimá-lo, aliás, este é o nosso quinto passo.

Passo #5: Não deixe os outros colocarem obstáculos em seu caminho

É incrível que, enquanto estamos tentando crescer profissionalmente, outras pessoas, descrentes ou por inveja, costumam lançar a “semente da desconfiança”, dizendo que não conseguiremos, que sucumbiremos no meio do percurso, que aquilo tudo é ilusão.

Conheço várias pessoas que estavam entusiasmadas mas, depois de algum tempo e esforço, acabaram desistindo. Bem, quem desiste não chega em lugar algum!

Sempre que alguém falar algo contrário ao seu progresso, faça o que é óbvio (mas ninguém faz): analise e reflita. Será que aquela pessoa realmente poderia falar algo sobre isso? Ela alcançou o sucesso? Se não, como poderia dizer como chegar nele?

Com certeza não cheguei ainda aonde quero chegar (em termos financeiros), mas posso lhe garantir que, aos poucos, você perceberá que está trilhando o caminho certo, ao ver os frutos de seus esforços.

Quer um exemplo?

Quando eu disse que iria trabalhar desenvolvendo jogos, muitos disseram que eu deveria desistir, que eu não conseguiria. Eu não os ouvi, segui em frente. Hoje trabalho desenvolvendo jogos.

Quando eu disse que iria quitar todo o valor do financiamento do meu apartamento (que foi adquirido “na planta”) antes da entrega da chave, muitos riram e acharam que eu não conseguiria, que deveria me contentar em pagar aos poucos ao longo de vários anos. Bem, a entrega da chave é ano que vem e… consegui! O apartamento já está quitado! 🙂

Espero que, com estes cinco passos, você possa galgar os degraus em busca de seu sucesso financeiro.

E você? Tem outras ideias e dicas sobre como alcançar o sucesso financeiro? Tem dúvidas? Vamos lá, comente, participe! 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

3 comments

  1. Gustavo says:

    Cara, sou leitor assíduo dos teus blogs (Clube do Dinheiro e Giga Mundo) mas nunca tinha parado pra comentar nos posts. Resolvi comentar nesse porque achei o mais interessante de todos, principalmente na parte sobre ” Não deixe os outros colocarem obstáculos em seu caminho”, pois essa é bem a real mesmo. Gente pra botar o cara pra baixo é o que mais existe, mas é difícil encontrar alguém que queira te puxar pra cima. É isso aí, um abração

  2. admin says:

    Olá Gustavo, tudo bem?

    Fico feliz em saber que acompanha nossos artigos! E mais feliz ainda em saber que você captou a mensagem, principalmente o que é realmente importante: não deixar que nada nem ninguém diga o que você pode ou não fazer.

    Sempre que alguém disser-lhe que você não pode conseguir algo, ignore e siga adiante – aquela pessoa já desistiu dos planos dela, é normal acreditar que os outros também devem desistir, mas loucura nossa se deixarmos que eles nos convençam!

  3. Vagner Queiroz says:

    Muito bom o texto, extremamente útil. Parabéns.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print