Como alcançar o sucesso em meu empreendimento?

Nosso artigo Empreendimentos de sucesso apresenta até hoje uma boa repercussão nas visitas e o artigo Dicas para alcançar o sucesso em qualquer empreendimento já está um pouco mais velho (já se passaram um ano e meio desde que foi escrito), de tal forma que optamos por escrever um novo artigo comentando sobre o que o pequeno empreendedor pode fazer para alcançar o sucesso em seu empreendimento.

Há inúmeras atitudes que um empreendedor pode ter a fim de certificar-se de que alcançará o sucesso – número suficiente para preencher um livro, diga-se de passagem. Aqui, tentaremos resumir as principais em quatro “regras”. Vamos lá?

Regra #1 – Certifique-se de que você tem as qualidades de um empreendedor de sucesso

Muitos começam um novo negócio somente pensando em ganhar dinheiro – geralmente são os que mais fracassam. A recompensa financeira deve ser uma consequência proveniente do empenho do empreendedor. E aqui estão algumas características que o empreendedor de sucesso deve ter:

  • Busca inovar a fim de destacar-se dos demais (concorrência);
  • Assume riscos calculados a fim de alcançar a recompensa desejada;
  • Atua com seriedade, disciplina, determinação e motivação;
  • Está sempre em um aprendizado contínuo e contextualizado;
  • Busca inspiração em quem venceu desafios similares.

Regra #2 – Certifique-se de que sua boa ideia é realmente uma boa oportunidade de negócio

Muitas vezes uma boa ideia não é uma boa oportunidade de negócio, isto é, apesar de parecer útil e interessante, aquela ideia não pode ser convertida em produto ou serviço, com valor para o consumidor e para  o produtor do serviço.

Já imaginou gastar centenas de milhares de reais e dois anos pesquisando e desenvolvendo um determinado produto para, ao final, descobrir que não há mercado suficiente interessado naquele produto ou em pagar pelo uso do mesmo? Trágico, não?

A fim de evitar isso, aconselha-se a fazer uma análise de viabilidade de seu negócio. No Clube do Dinheiro, publicamos um curso denominado Análise de viabilidade de um negócio online, em outras palavras, se você deseja lançar um novo negócio na web, esse curso pode ser uma ótima ferramenta na avaliação do mesmo.

Regra #3 – Planeje o seu sucesso

Para alcançar o sucesso, não basta sonhar com o mesmo, é necessário planejar, criar a sua estrada até o mesmo. Parece óbvio, mas quantos pequenos empreendedores executam suas atividades diárias sem ter um planejamento real, um “guia” para auxiliá-lo em suas atividades?

O plano de negócios é a primeira ferramenta de que o empreendedor necessita. Trata-se de um documento descrevendo inúmeras partes relacionadas ao negócio, bem como apontando um plano de ações que o empreendedor deveria seguir. O plano de negócios traz também uma análise da viabilidade de seu negócio, não somente levando-se em consideração dados de mercado e concorrência, mas também avaliando os investimentos necessários e qual o retorno sobre investimento esperado.

O plano de negócios não é o único documento necessário – há também, por exemplo, o plano de marketing, que busca descrever toda a estratégia de marketing a ser empregada. E isso somente para citar um dos outros tipos de planos que você pode empregar em seu dia-a-dia, mas você deve começar sempre pelo plano de negócios.

E lembre-se: quem não planeja o seu sucesso, planeja o seu fracasso!

Regra #4 – Execute o que foi planejado!

Um grande problema que percebo é que muitas vezes o empreendedor até mesmo possui um bom plano de negócios, porém não o utiliza em seu dia-a-dia. De que adianta o plano de negócios determinar os passos cotidianos a serem executados a fim de alcançar a maturidade no negócio se o empreendedor não o por em ação?

E agora, seguindo essas quatro regras, é bem mais provável alcançar o sucesso em seu empreendimento. 😉

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print