Como ajudar seu filho a estudar

Uma das grandes preocupações dos pais, conscientes da importância da aprendizagem na vida de uma pessoa, é como ajudar seu filho a estudar. Os responsáveis pela criança entendem que quanto melhor preparada ela estiver maiores serão suas chances de crescer profissionalmente.Nesse artigo analisaremos como um pai pode ajudar seu filho a se interessar pelos estudos desde a mais tenra idade.

Importância dos pais na aquisição de conhecimento dos filhos

Os pais possuem uma importância muito grande na aquisição de conhecimento de seu filho. São eles quem devem ser os primeiros incentivadores da criança, para que ela se interesse pelos hábitos da leitura e aprendizagem. Porém nem todos os filhos demonstram alguma habilidade para a vida acadêmica desde cedo. Por isso existem determinados comportamentos que se adotados pelo responsável, farão com que a criança desperte seu interesse pelo processo de ensino.

Como auxiliar seu filho a desenvolver o interesse pelo estudo

Existe algumas maneiras de incentivar um filho a desenvolver o interesse pelos estudos, entre algumas podemos citar:

– Os pais devem ficar atentos para se certificarem que seus filhos estão fazendo todas as tarefas que eles foram instruídos a fazer. Na escola a atenção dada à criança para os deveres é dividida com as outras crianças pelo professor, por isso cabe ao responsável verificar se no ambiente doméstico, a criança está concluindo as tarefas que lhes foram dadas na escola. O estudo deve ser uma prioridade e, somente depois de estudar é que a criança deve se envolver com outras atividades como ver televisão ou brincar no computador.

– No momento que os pais estiverem ajudando o filho a estudar devem ter a noção se a criança está bem física e mentalmente, pois um cérebro cansado ou um corpo mal alimentado ou com algum tipo de problema, podem ser os responsáveis pelo mau rendimento da criança naquele momento.

– Fazer elogios quando o filho concluiu com sucesso algum dever de casa é uma maneira muito eficiente de incentivá-lo nos estudos. Os pais devem evitar punições ou comentários pejorativos sobre o desempenho da criança nos estudos, pois desse modo ela sempre associará a aprendizagem como algo negativo. Ao contrário disso, os responsáveis devem sempre fazer desse momento um período agradável para que o processo de ensino possa ser realmente efetivo.

– Os responsáveis devem na medida do possível tentar fazer com que uma matéria desinteressante para a criança fique mais interessante para ela, tentando associar o conteúdo da matéria com alguma situação cotidiana vivenciada pelo seu filho.
Dessa maneira será mais fácil para ele assimilar conceitos que porventura considere muito difíceis de aprender.

– Os educadores de uma maneira geral aconselham aos pais que desejam ajudar seus filhos no estudo a sempre fazerem pequenas pausas quando notarem algum sinal de cansaço ou aborrecimento por parte da criança. O cérebro de seu filho necessita de recuperação e tempo para o processo da síntese de proteínas. Esses períodos de descanso irão permitir que o cérebro possa assimilar novas as informações aprendidas. Estudar por horas a fio sem parar, não é apenas contraproducente, mas também cansa o corpo e a mente do seu filho.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print