Cobre

Cobre

Conhecido por ser um metal presente na natureza em estado puro, o cobre é um elemento que é de grande utilização na vida diária das pessoas. No passado foi considerado como um metal precioso só que de menor valor que a prata e o ouro. Ao longo do tempo o cobre sofreu várias transformações pela mão do homem, até que no século XX verificou-se a importância de sua utilização nos setores da energia elétrica e da telefonia.

Propriedades do Cobre

De acordo com os pesquisadores  o cobre é o elemento químico metálico, de coloração vermelho-amarelada que  com exceção da prata é o melhor metal que faz a condução de eletricidade. Além, disso é conhecido por apresentar uma alta condução de calor fazendo com que fique resistente a rupturas ou deformações em sua estrutura, se constituindo em um material de maior preferência para a produção de fios, lâminas e cabos.

Pela sua propriedade de condução e maleabilidade pode ser estirado sem problema de se romper, além disso através de processos metálicos conhecidos como chapeamento ou laminação o cobre pode tornar-se ainda mais resistente.

Possibilidades de Obtenção do Cobre

Os especialistas em metais informam que o cobre está presente em inúmeros minérios sulfurados ou oxidados mas sua extração é feita a partir do elemento chamado de calcopirita. De acordo com  os pesquisadores o cobre  foi descoberto  por volta do ano oito mil antes de Cristo  quando a humanidade ainda estava no período neolítico, e está presente em reservas mundiais espalhadas  por várias partes do planeta.

Os chamados minérios de cobre estão presentes na natureza misturados com vários tipos de materiais rochosos. Para serem separados desses materiais eles passam pelos processos conhecidos como pulverização e moagem e partir daí, de acordo com  o tipo de minério  formado é aplicado em diversos procedimentos para contração do material que deverá ser utilizado.

O cobre é usado  devido a sua propriedade de resistência a corrosões, alto poder de condução térmica e elétrica e a facilidade que ele apresenta de junção e moldagem, na área de construção elétrica com  a fabricação de motores; Para transportar eletricidade pelas barras,condutores ou cabos; Na produção de veículos e na fabricação de eletrodomésticos; Além de ser usado também  na área de construções através das canalizações .

Importância das Aplicações do Cobre

O cobre é  talvez um  dos elementos  químicos metálicos de maior importância para os seres humanos, em virtude de sua empregabilidade em várias áreas vitais para o progresso da civilização dos homens. O cobre é essencialmente empregado no setor de telefonia, portando auxilia no processo de comunicação entre os povos do planeta, e também é utilizado na transmissão de energia elétrica que é essencial para mover o mundo moderno.

De acordo com especialistas  quando o cobre está em seu estado puro suas propriedades elétricas são bem mais aproveitadas, porém em suas características de inalterabilidade e em sua  propriedade mecânica quando ele  está ligado ao estanho,níquel,zinco chumbo, entre outros sua utilização é considerada bem melhor, uma vez que as diversas ligas de cobre são utilizadas nas industrias na produção de: Bronze formado pelas ligas do estanho com o cobre ; os Latões formados por ligas de zinco e cobre; os cuproalumínio que são ligas de cobre e alumínio e os cuproníquel que são ligas de cobre e níquel.

Esses últimos são bem resistentes a alguns agentes corrosivos e a oxidação. Essas variedade de propriedades fazem com que o cobre seja um dos metais mais utilizados pelos complexos  industriais.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print