Chefe homem ou chefe mulher?

Na sociedade moderna cada vez mais as mulheres vêm conseguindo cargos de liderança dentro das grandes organizações corporativas. No entanto, esse universo dentro das empresas sempre foi ocupado primeiramente pelas pessoas do sexo masculino, e por isso, muitos funcionários ainda apresentam algum tipo de dificuldade em lidar com chefias de mulheres em cargos de gerência. Mas afinal será que existe diferença entre um chefe homem e chefe mulher? É o que analisaremos nesse artigo.

Quebrando preconceitos

Até algum tempo atrás, as pessoas do sexo feminino eram vistas como frágeis e incapazes de gerenciar uma grande equipe numa grande empresa. Na atual sociedade moderna, contudo, as mulheres conseguiram se especializar em diversas áreas do conhecimento humano, entre elas, gestão de pessoal, e, portanto se tornaram aptas a gerenciar com eficiência os grupos profissionais dentro das instituições corporativas.

No entanto, como esse novo comportamento ainda é relativamente novo para um grande número de funcionários nas empresas, em especial para aqueles do sexo masculino, muitos deles ainda preferem ter homens como chefes, pois acreditam que as mulheres não possuem as características inerentes a um verdadeiro gerente. Mas, afinal que aspectos do comportamento humano podem fazê-lo ser reconhecido como um líder nato? É o que veremos a seguir.

Características de um líder

De acordo com profissionais da área do comportamento humano, o verdadeiro líder é aquele que consegue se impor por respeito dos outros e não por autoritarismo. Desse modo podemos concluir que tanto indivíduos do sexo masculino quanto feminino teriam condições a princípio de serem grandes líderes, se possuírem essa característica em sua personalidade. No entanto devido ao grande preconceito que as mulheres vêm sofrendo ao longo do tempo nas empresas nas quais trabalham muitas delas têm de provar a todo momento, que chegaram a um cargo de chefia unicamente por suas qualificações profissionais.

Principais diferenças entre as lideranças masculinas e femininas

Segundo especialistas em recursos humanos das grandes empresas algumas características são distintas entre homens e mulheres quando ocupam um cargo de chefia e são elas:

  • As pessoas do sexo feminino quando ocupam cargo de liderança dentro das empresas costumam ser bem mais exigentes do que os indivíduos do sexo masculino;
  • As mulheres que são líderes nos ambientes corporativos costumam dar mais demonstrações de eficiência do que os homens em qualquer momento que podem, talvez pra superar uma possível falta de confiança por parte dos seus subordinados;
  • Outra diferença que os especialistas apontam é em relação aos resultados apresentados pelos liderados. Enquanto os homens são mais imediatistas e procuram resultados satisfatórios tão logo o trabalho seja concluído, no caso das mulheres, elas costumam ter uma visão mais ampla do contexto em que o trabalho foi desenvolvido e como o funcionário chegou àquele resultado satisfatório para o grupo que lideram.

Chefe homem ou chefe mulher?

Considerações finais

Independente da pessoa que for exercer o cargo de chefia dentro de uma grande empresa for homem ou mulher, o que o ambiente corporativo necessita em seus cargos de gerência são indivíduos que possuam as características inerentes aos líderes natos, e que tragam muito lucro para as corporações empresariais nas quais lideram suas equipes.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print