Blogging for money – seu caminho para o sucesso

Você provavelmente já sabe que há muita gente ganhando dinheiro na web, seja por meio de lojas virtuais, prestando serviços como consultor ou por meio de websites com “micro-serviços”, como o fiverr.com, por exemplo. Mas o que você não sabe é que apesar de muitos dizerem que blogs hoje ganham menos que há alguns anos atrás – e isso infelizmente é verdade -, esta ainda é uma excelente oportunidade para quem está começando nesse negócio de “ganhar dinheiro na Internet”.

Quanto é possível ganhar? Como se ganha tal dinheiro? Quem estará pagando por isso? O que é preciso fazer? Bem, estas são somente algumas das várias perguntas que rodeiam a mente de quem está começando e está decidido a atuar no mundo do blogging, mas ainda não sabe bem como transformar isso em uma segunda renda ou até mesmo em uma profissão.

Bem, há vários caminhos para se ter seu próprio blog: por meio de serviços para criação de blogs gratuitos como blogger.com, wordpress.com e webnode.com, bem como por meio de uma hospedagem própria. Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens e, se você está querendo somente “experimentar” o mundo do blogging, então talvez você deseje começar com o blogger.com. Outro ponto importante é como o dinheiro entrará no negócio. Se você não possui produtos próprios, é bem provável que deseje vender espaço publicitário em seu blog tal que possa ganhar algum dinheiro exibindo publicidades de terceiros.

E apesar de muitos falarmos sobre a importância de registrar um bom domínio, o primeiro passo é, na verdade, a escolha do nicho. Se você escolher um bom nicho, todo o seu trabalho, em algum momento, será devidamente recompensado. Entretanto, se escolher um nicho ruim, é bem provável que daqui a alguns anos ainda não esteja vendo o dinheiro entrar como desejaria!

Procure um bom nicho, com bom volume de buscas, alto interesse por parte dos anunciantes - Google Keyword Tools pode ajudá-lo nisso – e baixa concorrência nos motores de busca. É, isso não é tão simples quanto alguns gostariam, mas é o jeito certo para se chegar no resultado que se deseja.

Crie um blog em torno de um assunto sobre o qual você gosta de falar ou que pelo menos tenha interesse em estudar, aprender. Antigamente, bastavam meia dúzia de páginas para destacar-se bem à frente da concorrência. Hoje, nós trabalhamos com volumes bem maiores de artigos publicados constantemente em nossos blogs e websites.

Lembre-se também de identificar “subnichos”, isto é, temas dentro do tema escolhido. Suponhamos que o seu nicho é “perder peso”, então você poderia falar sobre dietas para emagrecer, exercícios para perder a barriga e outros subtemas. Isso é importante, pois quanto maior a sintonia entre o seu nicho e aquilo que você escreve, melhor será a sua reputação, não somente perante visitantes, mas também diante dos motores de busca.

E escrever somente não será o suficiente, você também precisa “marketear”, isto é, divulgar o seu blog. Há vários canais na própria blogosfera onde você pode divulgar o seu trabalho, além de redes sociais onde podemos facilmente compartilhar aquilo que escrevemos com outras pessoas. Sendo assim, alguns canais que você pode utilizar-se em sua estratégia de marketing são o Dihitt, Do Melhor, Orkut, Google+, Facebook, Twitter e Pinterest. Claro, estas são somente algumas das muitas opções. E você não precisa estar realmente em todas elas, mas é sempre bom já ter o seu perfil cadastrado em cada uma delas, como uma forma de “proteger a sua marca”.

Isto não é o que podemos chamar de “the ultimate guide to blogging”, mas é mais uma ferramenta que você pode utilizar para saber quais devem ser os seus primeiros passos. E agora desejo-lhe sucesso em sua empreitada!

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *