Anunciar no Google – Uma estratégia de marketing fundamental

Atualmente não há muito o que se discutir: anunciar no Google, destacar-se em meio às tantas publicidades e alcançar altas posições nos mecanismos de busca fazem parte de toda boa estratégia de marketing de qualquer negócio, independente de tratar-se de um negócio puramente virtual ou que se utiliza da Internet somente como um ponto de possível contato com clientes.

Que a Internet vem conquistando muito mais espaço nas vidas das pessoas do que as outras mídias de comunicação (televisão, rádio, jornais e revistas) é algo que já sabemos há muito tempo. Infelizmente, nem todos os empreendedores se deram conta ainda de quantas oportunidades estão perdendo simplesmente porque não buscam aprender mais sobre como melhor focar seus esforços para destacar-se na web.

Alguns acreditam que basta criar uma página qualquer em um domínio próprio (isso quando não o fazem com algum serviço de hospedagem gratuita e nome de domínio para lá de esquisito) e pronto, sua empresa já na Internet. Bem, há uma grande diferença entre “estar na Internet” e “ser visível na Internet”.

Pense bem: o simples fato de ter uma página na Internet significa que alguém o acessará? Quais os meios pelos quais alguém pode chegar até o seu website? Não sabe? Então como pode acreditar que sua estratégia de marketing para a web está completa?

Basicamente, há três formas de alguém chegar até o seu website: digitando o endereço do mesmo na barra de endereços (conhecido como tráfego direto), por meio de link em outros websites ou por meio de resultados de pesquisa em mecanismos de busca.

Como se pode imaginar, o tráfego direto só funciona quando o usuário já conhece o website e possui um endereço fácil de lembrar (ou salvou o mesmo na barra de favoritos de seu navegador, uma verdadeira “mão na roda”, diga-se de passagem).

Já o segundo jeito, ou seja, por meio de link em outros websites, torna-se bastante interessante quando há parcerias fortes com websites a fim de conseguirmos tal publicidade, ou então quando empregamos uma boa estratégia de SEO e divulgamos nosso website em outros lugares de forma intensiva.

Já o terceiro meio, ou seja, por meio de mecanismos de busca, tem atraído mais e mais a atenção de todos, uma vez que mecanismos de busca são um dos websites mais acessados por todas as pessoas, principalmente, claro, aquelas que procuram algo.

Há basicamente dois caminhos para aparecer nos resultados de um mecanismo de busca: pagando, a fim de que seu website apareça no topo, em uma área reservada à publicidade, para determinadas pesquisas, ou com websites que tenham boa autoridade e alcancem, assim, boa posição nos mecanismos de busca de forma natural. A primeira forma de conseguir tráfego é geralmente conhecida como tráfego pago, já a segunda forma é chamada de tráfego orgânico.

Até pouco tempo atrás, quando se falava em anunciar no Google vinha logo à mente a ideia de desembolsar algum dinheiro com o Google Adwords, o programa para publicidades que exibe as mesmas no mecanismo de busca do Google (o Google Search) bem como em outros blogs e websites da Internet, geralmente afiliados do programa Google Adsense.

Bem, a ideia é muito boa, mas há um porém: trata-se de tráfego pago, geralmente pago por click, o que pode acabar custando caro caso o empreendedor não saiba como melhor otimizar suas campanhas e limitar seu orçamento diário.

Desta forma, muitos começaram a considerar como uma nova forma de anunciar no Google o simples fato de conseguir alcançar boas posições no seu mecanismo de busca.

Bem, entra aqui um novo conceito chamado SEO – Search Engine Optimization, que nada mais é que um conjunto de boas práticas que visam otimizar suas páginas e websites a fim de que melhor apareçam para os mecanismos de busca, facilitando assim que apareçam em melhores posições.

E se esta é uma forma de alcançar a sua audiência, formou-se então um novo meio de marketing, conhecido como SEM – Search Engine Marketing, isto é, o marketing baseado nos resultados dos motores de busca.

Perceba quantos conceitos diferentes nós somente “sobrevoamos” aqui e, mesmo assim, não conseguimos explorar todos de forma suficiente a quem deseja realmente buscar anunciar no Google, principalmente aqueles que visam focar em SEO e SEM como meios de galgar boas posições nos mecanismos de busca!

Bem, para que você, caro leitor, não saia daqui perdido sem saber onde buscar boa informação para conseguir atingir boas posições no Google, então decidimos apresentar aqui os links para quatro artigos que, juntos, explicam muito da essência do SEO. Estes artigos foram publicados, na verdade, no Clube do Dinheiro, mas como o mesmo também é nosso, não há problema em dizer que você “continuará se sentindo em casa” 🙂

Técnicas de SEO – parte 1

Técnicas de SEO – parte 2

Técnicas de SEO – parte 3

Técnicas de SEO – parte 4

Bem, agora esperamos que você, amigo leitor, esteja apto a dar seus primeiros passos e conseguir anunciar no Google gastando pouco ou mesmo nada! 🙂

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print