Animania – Por que os animes fazem tanto sucesso?

Imagem de Naruto

Na época da ditadura militar, talvez o “culto a outras culturas” fosse visto como falta de patriotismo, mas com certeza isso não acontece mais atualmente (ao menos não nos países do hemisfério ocidental, impulsionados pela moda, consumismo e fascinação pelo diferente.

Tentamos estudar, compreender o outro, por diversas razões: queremos compreender como ele vive e por que ele vive desse jeito. Queremos experimentar um pouco daquela cultura diferente e isso dá origem a toda essa “miscigenação cultural” em que vivemos hoje.

Departamentos de universidades americanas focadas no estudo da sociedade brasileira, japoneses e coreanos apaixonados por vários dos aspectos das civilizações ocidentais e uma vasta gama de estrangeirismos e modismos estrangeiros que “invadem” nossas vidas. O mundo não é só globalizado, é também misturado.

E no meio disso tudo surge um pensamento: por que tantas pessoas do hemisfério ocidental são tão apaixonadas por animes? Afinal de contas… o que é anime?

Segundo a Wikipédia, anime significa animação japonesa e, enquanto os japoneses usam esse termo para referir-se tanto para animação nacional quanto estrangeira, nós preferimos usá-lo para especificar um estilo de animação produzida no Japão ou em outros países, mas que contenha as mesmas características, não esquecendo um fato muito percebido nesse tipo de arte: o famoso “olhos grandes, boca pequena”.

No universo da arte japonesa, não é somente o anime que importa: temos também os mangás, por exemplo. Mas, aqui, o que faz maior sucesso mesmo são os animes.

Os principais traços de um anime são:

  • A preocupação com os detalhes é importante, principalmente no enriquecimento de cenários;
  • Os personagens geralmente possuem olhos grandes e boca pequena;
  • As emoções (constrangimento, raiva, amor, etc.) são apresentadas de forma muito exagerada;
  • Ao contrário dos clássicos desenhos aminados, geralmente criados para o entretenimento de crianças, os animes são projetados para as mais diversas idades. Temos, assim, animes para crianças, animes para adultos, de ação, de combate, etc.
  • Além das emoções, a forma como os personagens se expressam são, muitas vezes, exageradas, também.

A cultura dos animes está muito enraizada em nossa sociedade, principalmente entre jovens e adultos. Eu mesmo possuo vários favoritos, sendo Gantz o que mais se destaca. Minha irmã adora Naruto, um anime com história baseada em ninjas e muita luta. Outros nomes que podemos destacar e que são responsáveis pelo surgimento e expansão da cultura anime no Brasil são Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball.

Imagem de Dragon Ball

O que define o sucesso dos animes é justamente aquilo que os define: a forma diferente de expressar sentimentos e emoções, o fato de muitas vezes focar num público mais adulto com cenas recheadas de lutas, intrigas e ação e uma certa dose de sensualidade / erotismo que rodeia todos os animes.

Acredito que um anime é a melhor forma de traduzir a alma de um jovem espectador de hoje, que se sente capaz de mudar o mundo, mas incapaz de arrumar o seu próprio quarto. :)

É, acho que, sem querer, nos identificamos com aquele universo paralelo criado nos animes, cheios de ação e bom humor.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

3 comments

  1. hiei says:

    concordo plenamente com o exposto acima.

  2. Super Vejito says:

    Porque na maioria das vezes eles possuem um estilo Shounen. Também fazem muito sucesso os animes Hentai.

  3. admin says:

    Aham! Concordo com você, Super Vejito, quanto ao sucesso dos animes Hentai, principalmente no próprio Japão!

    Outro dia (algum tempo atrás) li que o que mais faz sucesso no Japão em matéria de jogos, revistas e filmes são aqueles com conteúdo bishoujo, isto é, conteúdo com forte apelo sexual e, às vezes, contendo violência. Em outras palavras, inapropriado para menores de idade, da mesma forma que os Hentai.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print