Análise Crítica do Livro “Guia de Investimentos – Planejando a Poupança, Analisando o Risco”

Um bom dia a todos!

Há tempos que falamos sobre finanças aqui e volta e meia cito este livro, mas só ontem percebi que alguém poderia querer saber um pouco mais sobre minhas impressões deste livro, principalmente quem está interessado em poupar ou investir e gostaria de alguma literatura sobre o assunto, não?

Pois bem, lá vão minhas impressões! 🙂

No geral, eu adorei este livro: diferente de outros livros do gênero, ele não lhe promete torná-lo rico, pois sabe que isso depende de muito mais do que de uma dúzia de palavras – depende do mercado, depende das opções disponíveis, depende de você e depende também do quanto você está disposto a se arriscar!

Em vez disso, o livro foca naquilo que é realmente factível: o como e quanto poupar/investir segundo suas condições financeiras, tolerâncias a riscos e opções no mercado.

Gosto muito deste livro porque ele faz o leitor “botar o pé no chão” e analisar criteriosamente qual deve ser o seu caminho a seguir – eu decidi muito sobre como eu deveria prosseguir por meio de sua leitua (e releitura, feita há poucos meses atrás).

Eu adquiri a edição de 2003 no ano de 2006. Hoje, 2008, o livro ainda se encontra, para mim, muito atualizado. Pode não o ser para quem é economista e percebe as leves nuances entre conceitos e regras ao longo dos anos, mas para o propósito de uso geral, acredito que ele está em excelentes condições.

Recomendo a leitura deste livro principalmente para quem está começando na área, pois ele possui uma linguagem bastante simplificada e está cheio de exemplos para que você possa melhor compreender do que se trata cada coisa. Em contrapartida, uma pessoa que já possua mais experiência e espera um livro mais “seco, enxuto e direto” pode não gostar muito dele justamente por suas explicações.

Além disso, ele pode ser usado como referência para vários termos do mercado e alguns da área financeira.

Agora, se você está pensando em adquiri-lo a fim de saber como melhor investir em ações, acredito que é melhor você adquirir um livro focado nisso, pois por não ser o foco desta obra, ela fala sobre esse assunto de forma superficial, não se aprofundando em análises de variações e balanços a fim de melhor explicar como as coisas funcionam no mercado de ações.

No mais, se você está começando na área, esta é uma boa opção: nunca é interessante pular ou “queimar” etapas e acredito que esta obra apresenta os conceitos-base para que você possa começar a compreender várias coisas.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

One comment

  1. Lauro Araujo says:

    Ola Equipe do Giga Mundo,

    Boa Tarde.

    Surfando pela net me deparei com seu comentário sobre meu livro Guia de Investimentos. Primeiramente gostaria de lhes agradecer os comentários, com os quais concordo plenamente.

    Em segundo lugar gostaria de informa-los que estou revisando o livro para uma nova ediçao. Quaisquer outros comentários sao super bem vindos.

    Obrigado

    Abraços

    lauro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print