Algumas formas de investimento

Se você possui algum capital e está pensando em investir, você pode encontrar várias formas de investimento, a depender de como você prefere aplicar esse dinheiro. Algumas das formas mais procuradas de investimento são: investir em um negócio, investir em ativos financeiros e investir em imóveis.

Você pode ter o seu próprio negócio, mas se essa ideia lembra-lhe muito trabalho, outra possibilidade é investir em um negócio de um terceiros, tornando-se assim um sócio dos mesmos. Há empresas especializadas em investir em outras empresas e que podem ajudá-lo nisso, um exemplo é a Imprimatur Capital, uma empresa inglesa instalada em Campinas (SP) que busca investir “capital semente” em empresas e produtos promissores.

É necessário perceber que o “capital semente” não é todo o capital necessário para o desenvolvimento e lançamento de um produto no mercado, mas o necessário para o pontapé inicial, sendo mais tarde seguido do venture capital, que é então o capital necessário para que o negócio comece a mover-se por si só.

Além dessa opção, há claro, os investimentos em ativos financeiros, que são muito mais conhecidos por todos nós. Da caderneta de poupança, passando pelos fundos de investimentos, tesouro direto, CDB e indo até o mercado de ações, há muitas opções de investimentos para quem deseja aventurar-se nesse mundo, algumas formas mais conservadoras (geralmente em renda fixa) e outras mais agressivas (aplicações em renda variável).

Antes de entrar no mercado de ativos financeiros, é importante que o investidor conheça o seu perfil a fim de determinar quais os riscos que ele é capaz de tolerar e qual o rendimento que ele espera. A partir de tais dados será muito mais fácil determinar as melhores opções e uma estratégia para investir seu dinheiro.

Uma opção muito procurada geralmente são os CDBs, mas é provável que, com a queda dos juros no Brasil, ele se torne cada vez mais uma opção menos interessante, perdendo espaço assim para outras opções. Alguns bancos já estão reduzindo as taxas de administração em torno dos fundos de investimento a fim de torná-los mais atraentes.

E, por fim, não podemos nos esquecer dos investimentos em imóveis. Como sabemos, o mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos registrou uma alta sempre bem acima da inflação e é esperado que tal situação continue nos próximos anos, o que significa que adquirir imóveis visando a venda dos mesmos dentro dos próximos cinco anos possa ser um negócio muito rentável e com pouco risco. Entretanto, não se pode garantir quanto a investimentos com prazos mais longos que este, pois alguns especialistas acreditam que os valores dos imóveis desacelerarão ou até mesmo cairão.

Abaixo, para complementar nossa discussão, um vídeo sobre fundos de investimento:

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print