Adquirindo moeda estrangeira

Adquirindo moeda estrangeira

A aquisição de outras moedas é um tipo de investimento e vamos falar hoje sobre isso nesse artigo. Então, abordaremos aqui como funciona esse negócio e desvendaremos alguns mitos recorrentes sobre o assunto.

Como lucrar com moeda estrangeira?

Qualquer pessoa que assiste ou lê jornais sabe que o valor de mercado das moedas (dólar, euro) varia sempre. No começo do plano real, em 1994, o dólar valia R$ 0,89, ou seja, para comprar 1 dólar você precisaria de 0,89 centavos. No dia de hoje, o dólar custa R$ 1,73. É um aumento considerável, concorda? Por que isso acontece?

O que causa a alteração do valor do câmbio é a inflação que existe naquele país, ou seja, se ela estiver muito alta, você irá precisar de mais dinheiro para adquirir essa moeda; Essa é a “desvalorização da moeda”. No caminho inverso, se ocorrer uma deflação ou uma inflação baixa, acontece a valorização da moeda.

Então, se você compra uma moeda estrangeira hoje e acontece uma inflação no país de origem, esse dinheiro sofre uma desvalorização; isso significa que você precisaria de menos dinheiro para comprar a moeda hoje do que quando você fez a compra. Em um cenário oposto, se houver uma deflação, a moeda que você comprou se valoriza (vale mais do que quando você comprou).

Entendeu como isso pode ser lucrativo para você? Se você entendeu como são as nuances desse negócio, poderá aplicar uma regra simples do mercado capitalista: Fazer a aquisição quando a moeda se desvalorizar e vender quando ela estiver em alta.  Mas, como fazer isso?

As instituições financeiras e bancos credenciados é que fazem a negociação de moeda estrangeira. Existem agências licenciadas pelos bancos a fazerem esse trabalho. São elas as agências de câmbio. Em geral, para fazer a compra e venda, elas exigem do cliente apenas RG, CPF e comprovante de residência. E, em alguns casos, essa documentação nem é exigida. Especialmente para quem vai adquirir uma quantia de até três mil dólares. Só que é sempre bom se prevenir e levar a documentação (para o caso de qualquer eventualidade. ).

E qual é o valor necessário para comprar/vender moeda estrangeira?

A taxa de câmbio é quem determina o preço da moeda. O valor dessa data é determinado pelo Banco Central, mas tem muita variação em um curto espaço de tempo. Mas, quando você vai a agência de câmbio, duas outras taxas são levadas também em consideração: Que são a taxa de compra e a de venda de determinada moeda.

Ao comprar a moeda, você terá de assinar um contrato de câmbio, que vai determinar o valor de compra da moeda que você escolheu, mas fique atento, pois a taxa de compra será maior que a taxa de câmbio.  Já para a venda de moeda estrangeira, será também assinado um contrato de câmbio, porém a taxa de venda será menor que a taxa de câmbio.

A rentabilidade desse negócio para o banco é calculada através da diferença entre a taxa de compra e a de venda, conhecida como spread.

A negociação da moeda pode ser feita por cheque de viagem, creditada/debitada em sua conta corrente ou mesmo em espécie.

Mitos comuns sobre compra e venda de moeda estrangeira

  • É um tipo de investimento considerado ilegal. Fizemos uma pesquisa a respeito dessa informação. O que encontramos foi a Lei 9613, capítulo V, artigo 9, que determina que pessoas e instituições precisam explicar a origem do dinheiro e como ele será usado, isso para evitar uma possível lavagem de dinheiro. Ou seja, não existe uma proibição, mas é necessário que a origem/destino seja informada ao banco ou agência de câmbio escolhida. Fora isso, é cobrado um imposto sobre a operação, e convenhamos que o governo não vai considerar proibida uma prática que cobra impostos que vão para seus cofres, correto?
  • É um tiro no pé, já que o imposto de renda irá tirar todo o lucro da operação. O que é mais provável acontecer é que o investidor erre na hora de comprar ou vender do que tudo ser levado pelo IR, já que o imposto não é calculado sobre o todo;
  • O risco é mais baixo quando a compra é feita com doleiros. É justamente o oposto. Comprar via doleiros é uma operação considerada ilegal pela lei. Só é permitido comprar/vender moeda estrangeira através de bancos ou agências de câmbios licenciadas para essa atividade;
  • “Comprando dólar você vai lucrar muito!”. E quem comprou muito dólar e assistiu a sua desvalorização acontecer no ano passado? Para quem quer investir nesse ramo, o mais importante é conhecer a moeda e a situação do câmbio nos países, para não ter nenhum tipo de prejuízo.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Quer receber dicas sobre como ganhar dinheiro em seu e-mail e "de quebra" baixar o e-book "Manual do Investidor"?

E-mail:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Email
Print