Como os blogs revolucionaram a Internet

Um grande olá a todos!

Antes que comecemos nossa discussão sobre o papel que os blogs possuem hoje na Internet, gostaria de indicar a leitura de dois outros textos de nosso site que podem complementar este tema:

Web 2.0 – A Era da Comunicação e da Colaboração – Parte 1
Web 2.0 – A Era da Comunicação e da Colaboração – Parte 2

Bem, agora sim, vamos falar sobre o que viemos tratar aqui: como os blogs conseguiram causar tanta revolução na Internet?

Até pouco tempo atrás blog, no Brasil, era mais um sinônimo para um “diário de algum adolescente” do que um meio de informação importante. Bem, as coisas mudam (ainda bem!).

Lembro-me que, na época em que toda molecada criava um blog para falar sobre como foi sua viagem ou a festa em tal lugar, eu decidi criar um blog sobre desenvolvimento de jogos (hoje está parado, mas ainda no ar, é o GameDevBlog).

Como todos os blogs que eu conhecia eram no estilo “diário teen”, meu blog parecia-me fugir dessa linha. Foi quando um amigo meu disse-me que, na verdade, o meu blog era um blog, pois os blogs nasceram com o intuito de registrar informações de meio acadêmico e/ou científico de forma mais rápida e intuitiva.

Realmente, em outros países onde já há uma maior maturidade quanto ao bom uso da tecnologia, este já era o papel deles lá, mas ainda não era aqui no Brasil.

Após dois anos mantendo aquele blog, vi-me sem tempo de dar continuidade ao mesmo.

Hoje, o que vemos por aí é uma expansão dos blogs como meios de informação séria. Um exemplo é este blog, onde estou a tratar justamente da revolução que os blogs causaram! 🙂

Um outro exemplo é o Nutrição em Foco, onde saúde e alimentação são os pontos fortes.

Com o espaço conquistado pelos blogs, começou a nascer um novo tipo de internauta: o internauta repórter, aquele que corre em busca da informação, escreve, edita e publica, tudo, muitas vezes, sozinho.

Com isto a nossa Internet vem sendo modificada: não são mais algumas dezenas ou centenas de fontes de informação que nós temos, mas sim, milhares ou milhões.

Se você é interessado por algum tema, pode procurar um blog que aborde aquele assunto e acompanhá-lo. Como a revista Galileu afirmou em sua edição de setembro d 2007 (em uma matéria chamada “Você é o Repórter”), a capacidade colaboração que a Internet vem adquirindo permitiu a descentralização, a “quebra do poder”, de quem tem a informação. Qualquer um pode escrever sobre um determinado assunto e receber críticas, elogios e sugestões.

O mais incrível disso tudo é que, tamanho fora o impacto, até mesmo os grandes portais de informação começaram a aderir aos blogs. A revista Galileu possui seu blog. A comunidade Programadores e Desenvolvedores de Jogos também possui. E qualquer pessoa pode ter o seu! 🙂

De curiosidade a passa-tempo, de passa-tempo a profissão. Aos poucos a função de um blog tem sido mais amadurecida, ao ponto de se tornar um negócio. Grande exemplo é o blogueiro Edney Souza, criador da rede de páginas pessoais Interney, conhecido como o “blogueiro profissional pioneiro” aqui no Brasil.

Assim como ele, muitos outros hoje buscam viver somente de seus blogs. Mas é bom já ir avisando aos incautos de que isso não é algo que dê “grana fácil” – como eles mesmos afirmaram, após muito tempo é que os frutos começaram a surgir.

Bem, ganhando dinheiro ou não, dedicando-se full time ou somente como hobby, o que importa é que os blogs têm ajudado muita gente a encontrar a informação esperada.

Voltando ao próprio Giga Mundo como exemplo: a partir das buscas que os visitantes fazem para chegar até o meu site (ou mesmo das buscas que fazem ao sair), eu descubro sobre o que eles querem saber e, assim sendo, posso escrever mais sobre aquilo, ajudando assim ainda mais pessoas que buscam informação.

Mas fica o recado: se quer escrever um blog sobre algum tema, primeiro escolha algo porque você gosta do tema abordado: os leitores são exigentes e sempre querem nova informação e se você não os provê, eles simplesmente irão embora.

Quem tiver o interesse por maiores informações, pode dirigir-se ao site do Edney, onde há bastante coisa interessante (e é um excelente modelo para nós, brasileiros) ou então ao site de John Chow, um site estrangeiro que diz como você pode atuar em seu blog a fim de aumentar sua visibilidade, credibilidade e conseguir aquele “tão sonhado dinheirinho extra”.

Lembrando mais uma vez que, quanto mais atualizado, sério e bem divulgado seu blog é, mais pessoas o visitarão e mais você estará contribuindo com a formação de outros. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *