Web 2.0 – A era da comunicação e da colaboração – Parte 1

Que esta é a Era da Informação, todos nós já estamos carecas de saber.

Que a Internet consolidou-se como o meio de comunicação mais versátil e interativo, nós também já sabemos.

O que aind pode estar confuso para alguns é o que significa Web 2.0 e o que todos nós ganhamos com isso.

Não, a Web 2.0 não veio para trocar os nossos browsers por outros mais modernos, não vai tornar nossas conexões mais velozes ou a Internet mais segura. A Web 2.0 surge como a marca de uma sociedade que já consolidou a importância da web em suas vidas e que, agora, está levando ela para um novo patamar – o da máxima comunicação e colaboração.

Lembro-me que em uma edição da revista Galileu saiu uma matéria intitulada “Você é o repórter”, onde eles falavam sobre como a Web 2.0 veio a dissolver a imagem de centralização da informação e dos meios de comunicação que tínhamos graças ao rádio e à televisão – eu, neste exato momento, deixo meu papel de leitor para ser mais um contribuinte com alguma informação que espero que lhe seja útil. Sim, segundo a Galileu, neste momento eu também estaria sendo um repórter, mesmo sabendo que minha formação é somente em Tecnologia da Informação. 🙂

A Web 2.0 não é algo nova – já há alguns anos que tanto falamos nisso. Mas… Por que será que ainda tanto falamos, se não é algo mais tão novo?

O fato é que a mesma não atingiu ainda sua plenitude e maturidade da forma como esperamos. E enquanto isso não acontece, ficamos aqui, na torcida, fazendo o que podemos para ajudar “um pouco mais a cada dia”. 😉

Já parou para imaginar quanta informação geramos anualmente? E durante todas as nossas vidas? Eu mesmo me espanto com a quantidade de livros, apostilas, fotos, vídeos, DVDs, etc. que eu acumulo em minha casa. Já imaginou que interessante seria podermos fazer uma triagem, uma seleção daquilo que realmente vale a pena, categorizar e então compartilhar com todas as outras pessoas? Seria ótimo, não? Conseguiríamos mais informação útil despendendo menos esforços.

Pois é justamente este um dos principais princípios da Web 2.0 – a colaboração. E, claro, só há colaboração de verdade onde há comunicação. Estes são, então, dois dos princípios importantes na Web 2.0.

Gostaria de fazer um convite a você, caro leitor, a participar conosco desta “nova” revolução. A sua colaboração é importante, pois é ela que dá origem, justamente, ao tema de nossa discussão!

E você deve estar se perguntando: E como eu faço para colaborar? Como eu faço para tirar proveito disso tudo?

Bem, é simples, mas precisa de paciência. Em primeiro lugar, você precisará encontrar comunidades e sites que permitam a colaboração ativa de seus membros, onde você poderá aprender com os demais, bem como ensinar sobre aquilo que você sabe.

O Orkut foi por muito tempo aclamado como o símbolo da Web 2.0, devido à sua estrutura e hierarquização baseada fortemente em relacionamentos e à possibilidade de criação de comunidades gerenciadas pelos próprios membros do Orkut. Infelizmente acabou sendo também um tiro no pé: criou-se uma imagem de não-seriedade no “ambiente azul” do Google de tal forma que muitas das comunidades bem como iniciativas do mesmo estão hoje um tanto quanto desacreditadas.

Sim, eu tenho ainda minha conta do Orkut e sei muito bem que ainda há boas fontes de informação lá. Algumas comunidades realmente conseguem cumprir aquilo a que se propõem! Infelizmente elas são uma minoria.

Tantos outros ambientes surgem a fim de conquistar seu espaço como “solução web 2.0”.

Acredito que o melhor que temos a fazer é tirar proveito de tudo o que há ao nosso alcance desta nova fase. E não pense que ela é como uma onda, passageira – como já devem ter percebido, muitos dos empreendimentos tecnológicos que focam o bem-estar ou a produção chegam para ficar. E este é mais um deles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *