O que é colesterol?
O colesterol trata-se de um lipídio (ou seja, gordura) esteróide e é encontrado tanto em nossos tecidos celulares como em nossa corrente sangüínea. Ele possui importante papel na composição das membranas celulares, bem como é um reagente necessário no processo de síntese de hormônios como cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona, estradiol, etc. bem como no processo de absorção de vitamina D.
Ao contrário do que muitos pensam, a maior parte do colesterol presente em nosso corpo não provém de nossa dieta, mas da intervenção do nosso próprio corpo, que fabrica (no fígado) o colesterol em proporções determinadas de acordo com o nível de absorção por meio da dieta, em outras palavras, quanto menos consumimos colesterol, mais o nosso corpo se encarrega de fabricá-lo.
Há basicamente dois tipos de colesterol: o LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o HDL (lipoproteína de alta densidade).
O LDL é conhecido como colesterol ruim, pois está associado à formação placas (ateromas) nos vasos sangüíneos, onde o cálcio pode ir sendo depositado, o que poderá causar a interrupção a corrente sangüínea naquela região (o que é conhecido como aterosclerose). Desta forma, o LDL está ligado direta ou indiretamente à formação de várias cardiopatias.
Já o HDL, conhecido como colesterol bom, está associado à remoção dos ateromas formados pelo LDL, bem como ajuda na manutenção do LDL a fim de que este se conserve nas menores taxas possíveis.
Observação: Alguns estudos mais recentes apontam que o aumento do HDL no organismo, mesmo auxiliando na redução do LDL, não se mostrou eficaz na redução de problemas cardíacos.
Causas do aumento do colesterol
- Tendências genéticas ou hereditárias;
- Obesidade e atividades físicas reduzidas (entretanto, isso não quer dizer que pessoas magras não possam apresentar altos índices de colesterol!);
- Problemas com a dieta alimentar.
Conseqüências do aumento do colesterol (Hipercolesterolemia)
- Angina de peito (forte dor no peito, geralmente provocada por obstrução das artérias);
- Aterosclerose (“endurecimento” e obstrução das artérias devido à formação de placa);
- Ataques cadíacos diversos;
- Acidente vascular cerebral (perda súbita da função cerebral provocada por bloqueio ou ruptura de algum vaso sangüíneo que transporta o sangue para o cérebro.
Conseqüências da deficiência de colesterol (Hipocolesterolemia)
Infelizmente, os estudos sobre as causas ou conseqüências da hipocolesterolemia ainda são muito limitadas. Alguns estudos apontam relação com depressão, câncer e hemorragia cerebral, mas não se sabe ainda se a hipocolesterolemia é a causa destas ou se é fenômeno que pode ocorrer concomitantemente com estes.
Alimentos Ricos em Colesterol
As principais fontes de onde absorvemos o colesterol são de origem animal, entretanto isso não impede que uma dieta vegetariana possua uma quantidade reduzida de colesterol.
O ovo é conhecido por ser um alimento rico em colesterol, mas ao contrário do que muitos imaginam, nosso corpo não consegue absorver todo o colesterol presente nesse alimento, sendo assim, este alimento não representa tantos riscos quanto se presumia (mesmo assim deve-se controlar o seu consumo, limitando-o, por exemplo, a não mais que quatro ovos por semana).
Dicas para ter uma vida saudável (e com menos problemas com índices elevados de colesterol…)
- Tenha uma dieta rica em fibras;
- Controle a digestão de carnes vermelhas (já que elas são excelentes fontes de colesterol);
- Mantenha uma vida ativa e saudável, com a prática de exercícios aeróbicos;
- Mantenha seu peso dentro da faixa ideal (para isto, você pode certificar-se por meio de nossa calculadora de IMC);
- Faça exames de rotina e visite periodicamente seu médico a fim de saber melhor como anda sua saúde, bem como tirar possíveis dúvidas.
Referências Bibliográficas
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANAS, O Colesterol, disponível em http://www.afh.bio.br/digest/digest2.asp
COOPERATIVA DO FITNESS, O que é o colesterol e como evitar os seus excessos?, disponível em http://www.cdof.com.br/med2.htm
MONDO ESTUDO, Colesterol bom não reduz risco de enfarte, diz estudo, disponível em http://www.insanus.org/mondoestudo/2007/03/colesterol_bom_nao_diminui_ris.html
PFIZER, Colesterol – O seu risco de doença cardíaca, disponível em http://www.pfizer.pt/saude/cardio_col_risco.php
WIKIPÉDIA, Colesterol, disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Colesterol