Você está devorando seus sonhos?

Pense no seguinte cenário: uma pessoa reclamando que não consegue economizar dinheiro suficiente para cumprir algum sonho (comprar uma casa, quitar o financiamento do carro, fazer uma viagem, economizar para a faculdade do filho etc.), mas que ao mesmo tempo não abre mão de sair todas as semanas para comer em algum lugar fora de casa, que paga por TV a cabo e outras coisas mais? É, meu amigo, se você conhece alguém assim (ou se for você essa pessoa!), saiba que ela está devorando seus sonhos lentamente, em um processo tão lento e quase imperceptível que ela jamais culpará seus próprios atos pelo fato de nunca ter dinheiro suficiente – provavelmente a culpa será de seu salário que é muito baixo, dos impostos muito altos etc.

Muitas pessoas não querem aceitar o fato de que “pequenos luxos” que mantêm são responsáveis pela falta de dinheiro para o cumprimento de coisas maiores, mas sem a percepção disso e uma mudança de comportamento, é bem provável que elas cometam os mesmos erros por toda a sua vida. Assim sendo, elas precisam de uma sacudida para perceberem que precisam mudar suas atitudes se quiserem resultados diferentes!

Se você é esse tipo de pessoa, não importa quantos textos ou livros sobre finanças você leia, enquanto não mudar sua atitude quanto a como você gasta o seu dinheiro hoje, jamais alcançará seus objetivos. Assim sendo, que tal eu lhe propor um exercício bem fácil? Durante dois ou três meses, tome nota de todo dinheiro que você ganha e de tudo em que gasta. Faça uma planilha com todos esses dados. Depois disso, pergunte-se: o que eu posso fazer hoje para reduzir pelo menos 10% dos meus gastos mensais?

Assim, após três meses coletando dados sobre seus gastos hoje, siga os próximos três meses tentando reduzir 10% dos gastos totais a cada mês. Se fizer isso corretamente, terá reduzido 27,1% dos gastos após aqueles três meses. Consegue imaginar tudo o que você pode fazer com aqueles 27,1% que irá permanecer em sua conta bancária a cada mês? Isso pode significar o pontapé inicial para a aquisição de sua casa dentro de seis meses ou mais, por exemplo!

Bem, se você está devorando seus sonhos, é melhor parar esse vício agora mesmo e ter uma postura diferente quanto a como você gasta seu dinheiro. Não há outro momento melhor para uma mudança de consciência do que HOJE!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *